Entrega de Kits de Irrigação Marcam a Programação da Manhã na SDJ

Entrega de Kits de Irrigação Marcam a Programação da Manhã na SDJ

Descerramento da placa do Sertão Irrigado | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sexta-feira (21/07) na XXXIV Semana Cultural da Juventude Ipiranguense foi comandada pela Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e começou com uma visita a nascente “Olho d´água” onde foi anunciado o Projeto de Revitalização dessa importante fonte de água na Cidade de Ipiranga, pois durante todos esses anos de grande estiagem essa fonte de água nunca chegou a secar, lá algumas pessoas puderam contar histórias de sua infância e adolescência onde o “Olho d´água” era um local de diversão onde se tomava banho e podia também pescar traíra.

O Prefeito Dr. Zé Maria informou que o projeto irá iniciar tão logo as obras de saneamento básico finalizarem, pois o esgoto que afeta a nascente será canalizado para uma lagoa de decantação que está em fase de conclusão.

Dr. Zé Maria falou também da criação do viveiro de mudas que irá se construído no local para atender a demanda dos agricultores familiares.

Logo após foi feita uma visita ao Engenho dos Portelas que nessa época do ano faz a sua tradicional moagem de cana de açúcar no “velho” estilo usando ainda a tração animal (Bois) essa é uma tradição centenária contou dona Amanda Casemiro Portela, proprietária do local.

A comitiva composta por vereadores, secretários municipais, agricultores familiares e alunos da Escola Municipal Liberato Vieira acompanhados da sua Diretora Reginalda Alves, se dirigiram até o local da construção e puderam constatar a grandeza dessa obra que está sendo construída na Cidade de Ipiranga.

Na localidade Tabocas especificamente na região conhecida como “Coqueiros” na propriedade do Senhor Antônio Clementino da Silva, aconteceu a capacitação de montagem dos kits de irrigação do Programa Sertão Irrigado, da Coordenadoria de Fomento à Irrigação (COFIR) que tem na sua Direção Dr. Benedito de Carvalho Sá (B.Sá)

O Diretor de Irrigação Jonas Alves foi o instrutor de montagem dos kits e do preparo do solo. Estavam presentes na distribuição dos Kits o Deputado Estadual Bessah Araújo Costa Reis Sá (B.Sá Filho).

O Prefeito Dr. Zé Maria na sua fala pediu mais atenção das autoridades governamentais para a péssimas condições que se encontram hoje a cajulcutura no Estado do Piauí e principalmente na nossa região do semiárido que sofre e muito com a prolongada estiagem que já ultrapassa os 6 anos, ele espera que com essa iniciativa do Projeto Sertão Irrigado que tem como foco na otimização e aumento da produção de hortaliças e verduras em geral, incluindo a cultura do caju, muito forte na região, o projeto visa principalmente melhorar o tratamento e a correção do solo usado na plantação e levar a água que falta na região.

Foi feita à entrega das placas de identificação e os kits de irrigação para os agricultores que estão fazendo parte do projeto e cada agricultor assinou o termo de responsabilidade de uso dos kits e prometendo mostrar o resultado da implantação dos kits junto à prefeitura e a CONFIR.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES