Falece Dom Joaquim Rufino do Rêgo

Falece Dom Joaquim Rufino do Rêgo

Dom Rufino, O Bispo do Coração. | Arquivo Pessoal da Família
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Igreja do Piauí lamenta profundamente o falecimento de um dos seus grandes colaboradores. O Colégio Episcopal se veste de luto como sinal de saudade do irmão Dom Joaquim Rufino do Rêgo.

No início desta tarde, quis o Senhor chamar para junto de sí esse admirável sacerdote que consumiu sua vida servindo à Igreja de Cristo, passando pelo Ceará na Diocese de Quixadá até chegar a Diocese de Parnaíba onde ficou até tornar-se emérito.

Filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus, fez os estudos seminarísticos em Teresina, Olinda e Roma, especializando-se em Teologia Dogmática.

Ordenado Sacerdote em 1952, passou por Oeiras, Simplício Mendes e Picos até a sua nomeação como Bispo pelo Papa Paulo VI.

Em 2001, após quinze anos governando a Diocese de Parnaíba, o Santo Padre aceitou o seu pedido de renúncia e nomeou como seu sucessor o Dom Alfredo Schäffler, austríaco, incardinado no Brasil e ordenado sacerdote aqui na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Ipiranga. Em Parnaíba, Dom Rufino é conhecido por todos como "o bispo do coração", levando em conta a sua figura de pastor e pai que ultrapassava as leis da teoria e se tornava prática no cotidiano. Em outras palavras, mesmo tendo deixado o governo da Diocese de Parnaíba ele continuava a ser junto com Dom Alfredo o Bispo do Coração das ovelhas.

A luz já não brilha mais, mas ficará a lembrança do seu sorriso, os ensinamentos do seu testemunho e a certeza do reencontro. Afinal, a vida do justo está nas mãos de Deus.

Aos 87 anos de vida, ele agora tornou-se eterno!

Dom Alfredo e Dom Rufino na época dos estudos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES