Ipiranga Participa de Reunião do Programa Viva o Semiárido

Ipiranga Participa de Reunião do Programa Viva o Semiárido

Representantes de Ipiranga e as Técnicas da SEDUC | ASCOM Ipiranga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu no sábado (05/03) a Reunião Técnica Regional sobre o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) Subcomponente de Educação Contextualizada Para o Semiárido, o evento ocorreu no Auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A Cidade de Ipiranga foi representada pela Secretária Municipal de Educação acompanhada do Secretário Municipal de Agricultura Francisco Alves, a Coordenadora de Educação do Campo Lurdiana Silva, O Chefe da Emater em Ipiranga Joane Feitosa e pela Assessora de Gênero do Vale do Sambito Liltania Pontes.

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) foi representada pela Gerente da 7ª GRE Ivone Lima Verde e pelas Técnicas em Educação do Campo Professoras Petronilia Teixeira e Cyntia Falcão.

Foi apresentado um resumo do que é o Projeto Viva o Semiárido, suas metas e objetivos e Subcomponente de Educação Contextualizada.

Serão contempladas 100 escolas em todo o Estado do Piauí, em Ipiranga as Escolas selecionadas foram: Escola Municipal Liberato Vieira na Localidade Brejo da Fortaleza e Escola Municipal Antônio Tapety na Localidade Jardim.

A educação contextualizada no semiárido é uma proposta focada no contexto local, em que a escola trabalhará o conhecimento a partir da realidade, valorizando e respeitando as peculiaridades da vida do campo e da região semiárida, nos seus aspectos naturais, culturais e ambientais e, especialmente, nos saberes construídos no dia a dia dos sujeitos.

Considerando a necessidade de melhorar a renda agrícola e não agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido piauiense, o governo do Estado firmou convênio com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, por intermédio do Projeto Viva o Semiárido.

Dentre as ações que serão desenvolvidas no projeto destacam-se a formação de 1.500 professores das Redes Estadual e Municipais de Educação, envolvendo escolas rurais de Educação Básica e Profissional, e ainda projetos de pesquisa, monitoria, elaboração e produção e produção de materiais didáticas e multimídia, como também projetos produtivos como hortas, quintais ou sistemas produtivos integrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES