Plano Municipal de Saneamento Básico Segue em Execução

Plano Municipal de Saneamento Básico Segue em Execução

Reunião na Associação de Moradores da Tabuquinha | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano Municipal de Saneamento Básico da Cidade de Ipiranga está sendo construído conforme o planejamento inicial e nessa semana durante os dias 18 e 19, aconteceram as visitas a Zona Rural de Ipiranga a primeira localidade que recebeu os comitês de Coordenação e Execução para elaboração do Produto C, conforme o Plano de Mobilização Social (PMS) foi a de Furta-lhe a Volta onde comunidade e comitês puderam realizar um raio-x da comunidade sobre água, saneamento básico e resíduos sólidos, com a mesma temática na parte da tarde a Localidade Jardim foi a sede da reunião, na parte da noite aconteceu também a reunião no Auditório Cida Beija, com a participação do Vice-Prefeito Gilvá Ramos, Secretários Municipais e Chefes de Departamento, mais a sociedade civil organizada aconteceu a construção do plano C, na manhã do dia 19 a Localidade Serra da Caatinga Alta, na Associação dos Moradores da Tabuquinha, onde novamente a comunidade participou ativamente dos debates e apresentando importantes informações.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento de planejamento e gestão participativa que estabelece as diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento e deve atender aos princípios estabelecidos na Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.

O PMSB traça os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo.

O Plano deve abranger todos os quatro componentes do Saneamento Básico:

Abastecimento de água;

Esgotamento sanitário;

Drenagem e manejo das águas pluviais;

Limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.

Outro aspecto importante, previsto na legislação brasileira, é o controle social. O que será garantido por meio da Mobilização Social, que deve ocorrer em todas as etapas do PMSB. Seja na elaboração, aprovação, execução, avaliação e ou na revisão do Plano, que deve ser feita a cada quatro anos.

A existência do PMSB é condição para que o município receba recursos da União destinados a serviços de saneamento básico. Esta regra busca a valorização do planejamento e do controle social e consequentemente do bom uso dos recursos públicos.

Uma vez concluído e aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento para o município, pois ficam estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES