Prazo Para Recadastramento Eleitoral Está Acabando em Ipiranga

Prazo Para Recadastramento Eleitoral Está Acabando em Ipiranga

Cartório Eleitoral | Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cartório Eleitoral da 89ª Zona Eleitoral vem a público comunicar que está chegando a data para o termino do cadastramento biométrico que ocorrerá dia 06 de março. Em Ipiranga do Piauí somente 75% da população já compareceu para fazer sua biometria, grande parte dos eleitores da Zona Rural já realizaram o recadastramento biométrico e estão aptos a votar nas próximas eleições de 2018. O Cartório Informa que nesta semana está atendendo com horário diferenciado que começa ás 7 horas da manhã se estendendo até ás 17 horas de segunda a sexta-feira, e no sábado dia 03 de março estará de plantão das 08 horas da manhã até as 13 horas.

O que é Biometria? Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

Para que serve o recadastramento eleitoral biométrico? O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.

Qual a vantagem desse novo sistema? A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento? Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento? O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.

Como eu faço para ser recadastrado? Compareça ao(s) posto(s) de atendimento de seu município, no(s) endereço(s) e prazo divulgados, munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado.

ATENÇÃO!!! Quais documentos preciso levar para ser recadastrado? - Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar - EM ORIGINAL); - Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há 3 meses) no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco; - Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.); - Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos). OBS.: - Se você tiver o Título Eleitoral anterior, leve-o (se o tiver perdido, não é necessário trazer boletim de ocorrência); A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, se não contiver a filiação.

Se eu não possuir documento oficial com foto, ficarei impedido de fazer o recadastramento biométrico? Deve-se dar preferência, sempre, à apresentação de documento oficial com foto. Contudo, caso o eleitor não possua tal documento, poderá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento, EM ORIGINAL.

O Comparecimento é obrigatório, caso o eleitor não compareça, terá o seu título cancelado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES