Prefeitura de Ipiranga Realiza Parceria Para Produção de Alho

Prefeitura de Ipiranga Realiza Parceria Para Produção de Alho

Participante do Projeto de Revitalização do Alho | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na tarde de ontem (21/03) na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social uma reunião com os representantes das entidades envolvidas no Projeto de Revitalização do Plantio do Alho no Piauí.

Estavam presentes o Prefeito Dr. Zé Maria, o Pesquisador e Dr. Francisco Vilela da Embrapa Hortaliças de Brasília, Lenita Haber, Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, Engenheiro Agrônomo Hélio Antônio Rodrigues Consultor do SEBRAE Piauí, Jeová Duarte Secretário Municipal de Agricultura, Técnico em Agropecuária Francisco Alves, Fátima Almeida, Domingos Jusciano de Sousa Técnicos do Projeto, José Airton Carvalho Dantas, presidente da Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA), e Conceição de Maria Lopes Chefe do Departamento de Empreendedorismo da SEMAS-Ipiranga.

O Assunto desta reunião foi o Projeto de Revitalização do Plantio do Alho no Piauí, esse mesmo projeto está sendo desenvolvido em mais cinco municípios piauienses.

O projeto pretende resgatar e fortalecer a produção de alho no estado do Piauí a partir da adoção de técnicas de manejo e de tecnologias que permitam ao produtor melhorar a qualidade da semente e, assim, garantir lavouras mais sadias e produtivas.

Para promover as mudanças necessárias no perfil agrícola da Cidade de Ipiranga do Piauí foi realizado diagnóstico para identificar os gargalos tecnológicos da cultura e, em 2016, foi iniciada a implantação de um plano para revitalização do alho no estado, uma ação conjunta entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA).

Para reverter esse quadro, a equipe de técnicos e pesquisadores que havia contribuído para a recuperação do cultivo de alho na região oeste da Bahia vem desenvolvendo um trabalho semelhante no Piauí para introduzir a produção de alho-semente livre de vírus (ALV), uma tecnologia baseada em um processo de limpeza clonal, isto é, uma técnica de cultura de tecidos em laboratório para eliminação de vírus e outros microrganismos presentes na planta que ocasionam baixa produtividade e perda na qualidade.

Após esse trabalho da pesquisa, na hora de ir para o campo, o agricultor é orientado a multiplicar o alho-semente livre de vírus sob a proteção de um telado especial à prova de pulgões, insetos transmissores de vírus. “Tendo esse cuidado, sempre haverá bulbilhos sadios para gerar novas sementes e conduzir a lavoura comercial”, explica o pesquisador Francisco Vilela.

Em Ipiranga ficou decidido que 15 famílias farão parte dessa primeira parte do projeto com 4 hortas de 10 metros de comprimento por 1,20 metros de largura

Várias experiências serão realizadas na Rocinha em Ipiranga, entre elas podemos citar: Experiência com época de plantio, Vernalização (Tempo de geladeira), Cultivares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES