Programa Água Para Todos realizou a Capacitação do Conselho Gestor Municipal

Programa Água Para Todos realizou a Capacitação do Conselho Gestor Municipal

Grupo Participante da Capacitação do Programa Água Para Todos | SEMCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na tarde de ontem (14/05) a Capacitação do Conselho Gestor Municipal (CGM)do Programa de Universalização do Acesso e Uso da água (Água Para Todos).

A capacitação foi promovida pela Codevasf através da Engecor Engenharia que enviou as Assistentes Sociais Regiane Costa e Raquel Moura acompanhadas pelo Engenheiro Civil José Filho realizarem a capacitação e levantamento do local a ser beneficiado pelo Programa.

Na Capacitação ficou decidido que a primeira localidade a receber o Programa Água Para Todos foi ?Contador? em Furta-lhe a Volta.

Na cidade de Ipiranga o CGM vai funcionar assim:o Elvis Ramos será o Presidente do CGM, José Ilton Vice-Presidente e João Fontes secretário.

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

O fornecimento de água de qualidade para o público beneficiado, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado através da instalação dos seguintes equipamentos:

a) cisternas de consumo;

b) cisternas de produção;

c) sistemas coletivos de abastecimento de água;

d) kits de irrigação;

e) pequenas barragens.

Até 2014 serão construídas 750 mil cisternas para o programa, sendo de competência do Ministério da Integração, 300 mil cisternas de consumo e 6 mil sistemas coletivos de abastecimento para o consumo humano. Em relação à produção agrícola e pecuária, serão implantadas 20 mil cisternas de produção, 20 mil pequenos sistemas de irrigação e 3 mil barragens de água pluvial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES