Programa Mais Educação é Lançado em Ipiranga

Programa Mais Educação é Lançado em Ipiranga

Professor Elmo Lima | SEMCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi lançado na noite de ontem (29) o Programa Mais Educação na rede Municipal de Ensino com a participação do Vice-Prefeito Elvis Ramos, da secretária Municipal de Saúde Dra.Maria Valdete,e do Secretário Municipal de Comunicação Renato Leite,William Mendes representando a secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretária Municipal de Educação Lecy Ramos convidou o Professor Doutorando Elmo de Souza Lima da UFPI a fazer a apresentação aos Gestores Municipais e Coordenadores Pedagógicos e também aqueles que vão ajudar na implantação do programa Mais Educação.

Foi de uma forma memorável que o professor Elmo começou a sua fala sobre quão grande é a importância do Projeto Mais Educação e o quanto o projeto Mais Educação pode contribuir com a mudança das escolas e a mudança quem sabe até da comunidade.

Citou a frase de Paulo Freire sobre a educação, que sozinha a educação não transformar a comunidade, mais sem a educação a transformação da comunidade se torna ainda mais difícil.

Disse que o maior desafio para o desenvolvimento do Estado do Piauí está na educação.

Que enquanto não conseguir implementar uma educação que promova a mudança estrutural e promova mudança de mentalidade, será difícil mudar a realidade sócio econômica do nosso estado. Falta o conhecimento de transformar matéria prima em riquezas.

Que é através da educação que pode se mostrar apresentar para as comunidades as possibilidades de mudanças.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do ?Índice de Efeito Escola ? IEE?, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES