Programa Sertão Irrigado é Lançado em Ipiranga

Programa Sertão Irrigado é Lançado em Ipiranga

Autoridades presentes na reunião | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Ipiranga através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Coordenadoria de Fomento à Irrigação (COFIR)apresentou ontem (30/06) o Programa Sertão Irrigado, com a presença do Prefeito Dr.José Santos Rêgo, do Vice-Prefeito Gilvá Ramos, O Coordenador Estadual de Fomento à Irrigação Dr. Benedito Sá (B.Sá), o Deputado Estadual Bessah Sá, Os Vereadores Rufino Neto, Antônio Zé de Rosa, João Batista, Zé de Joel e Lívia Fontes, os Secretários Jeová Duarte Agricultura, Francisco Márcio Obras, Josenias Fernandes Chefe da Defesa Civil Municipal, Jonas Alves Diretor de Irrigação da COFIR.

O Prefeito Dr. José Santos Rêgo abriu a reunião dando as boas-vindas a todos, fez um breve relato das obras importantes que o Dr. B.Sá realizou em prol da Cidade de Ipiranga do Piaui. Falou das obras em andamento em Ipiranga, e disse que esse projeto será direcionado para quem já está produzindo e irá melhorar e muito a produção de hortaliças e verduras em geral. Além de revitalizar a cultura do caju em nossa região.

O Secretário Jeová Duarte no seu pronunciamento falou do Projeto de Revitalização do Alho que está em andamento em nossa cidade e de um outro que virá melhorar a vida dos agricultores familiares, que é um projeto de tratamento e correção do solo.

Jonas Alves Diretor de Irrigação da COFIR explicou que o programa é executado em três modalidades de irrigação – mini aspersão, micro aspersão e gotejamento. “Acompanhamos, fazemos um diagnóstico da família e de acordo com isso é que os técnicos, observando a vocação familiar, determinam qual tipo de kit será entregue. Este é um bom incentivo para o agricultor familiar que quer desenvolver a prática da agricultura irrigada”

O diretor de irrigação do COFIR, Jonas Alves, afirma que o programa vai estimular, acompanhar e orientar a agricultura irrigada em todo o Piauí.

O Dr. Benedito de Carvalho Sá (B.Sá) que foi deputado estadual e prefeito de Oeiras, relembrou do passado quando passou muito momentos na Cidade de Ipiranga e lembrou das várias fontes de águas que existiam e hoje não existem mais, ele também fez uma reflexão de como vários povos que vivem no deserto do Oriente Médio que sobrevivem com poucas fontes de água. E o piauiense vive sobre uma das maiores fontes de água do Brasil e mesmo assim precisa importar frutas e verduras de Cidades como Petrolina e Juazeiro na Bahia e que essas plantações tem todo o sucesso devido aos projetos de irrigação.

Ele reafirmou seu compromisso em ajudar os agricultores de Ipiranga a trazerem de volta a cajulcutura que foi grande fonte de renda, mais devido à estiagem que já perdura há alguns anos na região do semiárido piauiense.

Estiveram ainda presentes à reunião o Assessor do Coordenador da COFIR Eliel Damasceno, o Técnico do Programa Sertão Irrigado Jadilson Gomes e o Assessor da COFIR Murilo Augusto e o Gerente de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Agricultura Zé Santo.                                               

Ficou acertado que os agricultores já escolhidos pela secretaria de agricultura irão receber seus kits de irrigação durante a semana da juventude, onde haverá uma capacitação de todos para aprenderem a montarem os kits e o tratamento do solo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES