Programa Viva o Semiárido Realizou Capacitação de Professores

Programa Viva o Semiárido Realizou Capacitação de Professores

Equipe de trabalho da capacitação | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na segunda-feira (21/08), no auditório Cida Beija da Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Piauí a formação dos professores das escolas do campo deste município em Educação Contextualizada para a Convivência no semiárido piauiense.

A formação de professores em Educação contextualizada e mais uma ação do Governo do Estado, através do Projeto Viva o Semiárido, ação da Co-executora SEDUC- em parceria com a prefeitura municipal de Ipiranga através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Participaram da abertura da capacitação, o Prefeito José dos Santos Rêgo, a Secretária o Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes, a Secretária Municipal de Educação Francisca Lima, Maria Cantalice Coordenadora da Educação Contextualizada do programa Viva o Semiárido na SEDUC, Claudia Lucia Alves Professora Formadora especialista em Educação contextualizada.

As autoridades presentes falaram da importância da capacitação para o município.

A Professora Maria Cantalice falou da importância de se aprender a conviver melhor na região afim de evitar o êxodo do rural.

A Secretária Francisca Lima destacou a importância da educação contextualizada para o município, enfatizando que aposta na educação contextualizada para que ocorra uma transformação na educação do campo e pediu para que os professores abracem o projeto. O Prefeito José Santos Rêgo na sua fala destacou que a educação contextualizada é o caminho para transformação da educação na zonal rural, pois as pessoas passam a ter uma percepção maior do meio que vivem e existe uma integração maior entre escola e comunidade, exemplo do que ocorre na Escola Municipal Liberato Vieira na Localidade Brejo da Fortaleza.

Participaram da formação os professores das Escolas Municipais Liberato Vieira, 13 de Maio em Furta--lhe a Volta, Antônio Tapety em Jardim.

A Professora Formadora Claudia Lucia Alves Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2007), Especialização em Língua Brasileira de Sinais e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática, Libras e Educação do Campo. Foram 05 dias de puro aprendizado e uma reconstrução do ensino nas Escola do Campo.

O projeto possui três componentes e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação. A educação contextualizada tem esse papel de fazer o diálogo com a realidade exterior da escola.

De acordo com o coordenador do Projeto Viva O semiárido no Território vale do Sambito Sr. Luiz Nogueira, O Projeto Viva o Semiárido possui um arranjo institucional o qual a Secretaria do Planejamento – SEPLAN exerce a condição de Agência Líder; a Secretaria da Fazenda – SEFAZ é a detentora da Conta Designada do Projeto; a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR é a Agência Executora através da Unidade de Gestão do Projeto e; na condição de coexecutores o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, a Secretaria de Educação e Cultural – SEDUC e a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo – SETRE afim de alcançar com êxito todos os objetivos previstos, a gestão do projeto é coletiva, por meio de várias instâncias, possibilitando respostas mais democráticas, participativas e de acordo com a realidade local. As instâncias gestoras são as entidades beneficiadas, os conselhos municipais, URGP unidades Regionais de Gestão do Projeto que estão nos cinco territórios de atuação do projeto e unidade de Gestão do Projeto UGP onde o projeto é coordenado em nível estadual pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Diretoria de Inclusão Produtiva –DIP representada pelo Diretor Executivo do Projeto o Sr. Francisco das Chagas Ribeiro Filho. O Projeto tem como objetivos melhorar o acesso de produtores agrícolas e não agrícolas carentes ao mercado e a cadeia de valor, fornecendo-lhes adequada assistência técnica e recursos financeiros, e fortalecendo sua organização social e produtiva, fortalecer a capacidade da população focal, especialmente a dos jovens, para gerar renda e acesso aos mercados de trabalho, através da disseminação de conhecimentos relacionados ao ambiente semiárido, bem como a promoção do ensino técnico e profissional, reforçar capacidades e as competências rurais-chaves para desenvolver os sistemas de assistência técnica e elaborar e implementar políticas de desenvolvimento rural na região do semiárido.

Sobre o Projeto

O Projeto VIVA O SEMIÁRIDO é uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, com o objetivo de contribuir para a redução da pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento de atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES