Saúde Mulher Começa Atendimento em Ipiranga

Saúde Mulher Começa Atendimento em Ipiranga

desenlance da fita inaugurau dos serviços | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Aconteceu na manhã de ontem (11/09) o lançamento dos serviços de atendimento do caminhão Saúde Mulher, com a presença do Vice-Prefeito Gilvá Ramos, do Secretário Municipal de Saúde Tiago Leal, a Secretária Municipal de Governo Márcia Macedo, a Secretária Municipal de Educação Francisca Lima, a Coordenadora de Saúde e Assistência do Sesc, Eliana Mendes, Márcia Silva Santos Coordenadora da Atenção Básica.

O Vice-Prefeito na sua fala Gilvá Ramos disse que é muito bom realizar esse tipo de parceria onde a população é beneficiada e que as portas do município estão abertas para o SESC.

O Secretário de Saúde Tiago Leal, ressaltou que essa ação é muito bem-vinda e chegou numa boa hora, pois a marcação de alguns tipos de exames é muito difícil com o atual sistema e nunca se consegue marcar os exames necessários para atender a população.

A Coordenadora Eliana Mendes disse que é uma satisfação atender as demandas vindas dos municípios que não possuem unidades do SESC e que espera continuar essa parceria com a Prefeitura e que agradece ao Prefeito Dr. Zé Maria a confiança depositada nos serviços prestados pelo SESC. O caminhão Saúde Mulher irá atender em Ipiranga até o dia 11 de outubro.

Estavam ainda presentes o Secretário Municipal de Cultura Willian Mendes, a Diretora do HPP Samyra Moura, Conceição de Maria Chefe do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Francislene Leal Coordenadora do SAMU e Tamires Mendes Coordenadora de Vigilância em Saúde.

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia e citopatológico (exame preventivo). Para a realização da mamografia é necessário o encaminhamento médico, além da identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso do citopatológico (preventivo) o pedido médico é dispensável.

O citopatológico é indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia deve ser feita entre os 50 a 69 anos.

Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde.

Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna.

A estrutura consiste em um caminhão dividido em:

•Consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo);

•Sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e egatoscópio;

•Banheiro;

•Tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

A unidade do Sesc Saúde Mulher é composta por seis profissionais (enfermeiro (a), educador (a) em saúde, técnico (a) de radiologia, artífice de manutenção e motorista). Além disso, conta com a colaboração de laboratórios para emissão de laudos, assim como um médico responsável técnico que responde pela unidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES