Prefeitura promove evento de capoeira com crianças da Assistência Social.

Prefeitura de Itainópolis promove evento de capoeira com crianças assistidas pelo CRAS.

| Raynes Ravel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Itainópolis-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última quinta-feira (01/12) promoveu o evento de graduação de crianças do grupo de capoeira do município, assistidos pelo CRAS, tendo como instrutor e orientador o professor Jairo.

Galeria de Fotos (AQUI)

O evento, realizado no Poliesportivo Governador Guilherme Melo, reuniu capoeiristas de municípios vizinhos e contou com a presenças de muitos capoeiristas, professores e mestres de diversas cidades do Nordeste: Mestre, César (Teresina); Mestra, Mazé (Jaicós); Contramestre, Bruno (Jaicós); Professor, Alaí (Castelo do Piauí); Professor, Sebastião (Castelo do Piauí); Graduado, Joeferson (Jaicós); Graduado, Walisson (Vera Mendes), além da presença internacional do Mestre Well e esposa, residentes na Rússia (ele natural de Jaicós e ela russa), abrilhantando a noite com o gingado da arte capoeirista, que teve seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano de 2014, segundo a UNESCO.

Na ocasião foram graduados 40 (quarenta) alunos, de várias faixas etárias, que são assistidos pela Assistência Social do Município.

A secretária de Assistência Social falou do trabalho social desenvolvido: “É de muita importância estarmos realizando esse trabalho social com essas crianças. Agradecemos a cada pai que confia na gente e em nosso trabalho. Esse é o nosso papel, sempre estarmos empenhados em desenvolver um trabalho social para que as crianças e a população de Itainópolis no geral venham ser contempladas socialmente com projetos como esse”, destacou a secretária.

O professor Jairo, na oportunidade, explicou sobre o processo de graduação de um capoeirista: “A primeira graduação é a festa de iniciação na capoeira, no plano de carreira do capoeirista, onde ele vai construindo através dos cordões um plano de carreira. A cada ano ele é avaliado de acordo com o seu grau de desenvolvimento e recebe a sua graduação. A gente entregou aqui 40 graduações, para alunos que são assistidos pela assistência social, uma festa fantástica”, disse.

Os metres presentes falaram da importância da capoeira na formação e na construção do caráter dos alunos e da singularidade da arte no Brasil, além de destacarem o processo histórico da capoeira no país, desde o Período Colonial aos dias hodiernos.

O Prefeito Miguel Rodrigues em sua fala discorreu sobre a importância e a alegria da realização do projeto desenvolvido com a capoeira: “A capoeira é uma arte muito bonita, além de ser nossa, do nosso país. Ver o trabalho desenvolvido com essas crianças nos deixa alegres, sabendo que podemos construir e contribuir muito na formação de cada aluno aqui presente. Nosso propósito é buscar sempre o melhor para o nosso município e a capoeira é algo que vem somar”, destacou o gestor.

A festa contou com a presença do Prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues; a Secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues; Primeira-dama e Secretária de Educação, Socorro Ribeiro; Secretária de Finanças, Mosyane Rodrigues; pais e populares, que estiveram presentes em grande número.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES