Prefeitura de Jardim do Mulato intensifica medidas de enfrentamento ao coronavírus

Todo o serviço de combate ao coronavírus abrange a zona urbana e rural do município.

| Imagem: Divulgação Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de Jardim do Mulato vem intensificando as ações de combate a pandemia provocada pelo novo coronavírus no município. Foram adotadas diversos medidas de prevenção em todo o território municipal, entres as estão: barreiras sanitárias, aquisição de testes rápidos e EPIs, monitoramento de possíveis casos suspeitos, contratação de profissional para atuar na área de saúde, entre outras.

No início da pandemia a prefeitura publicou um decreto estabelecendo normas a serem adotadas no município com a finalidade de evitar a propagação da doença e a contaminação das pessoas pelo vírus. O documento desautoriza a abertura de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, recomenda o isolamento social e proíbe eventos, reuniões, festas, serestas e outros atos que possam aglomerar pessoas, tudo em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Foi instituído o toque de recolher no município. Todo o serviço de combate ao coronavírus abrange a zona urbana e rural do município.

Foram montadas três barreiras sanitárias com o objetivo de controlar o tráfego e orientar as pessoas sobre os procedimentos que devem ser adotados para evitar o coronavírus. A primeira barreira está localizada na comunidade Caldeira, na rodovia que liga o município a Angical do Piauí; a segunda barreira foi montada na localidade Zé Ferreira, trecho que liga o município à cidade de Regeneração; e a terceira foi montada na localidade Pitombeira, no trecho que liga a comunidade a Regeneração.

A prefeitura contratou um médico para os finais de semana. Também foram contratados onze pessoas para atuar nas barreiras sanitárias. Os contratos foram feitos por três meses, podendo ser prorrogados pelo tempo que durar a pandemia. A Secretaria de Saúde ressalta tem médicos todos os dias da semana, inclusive de sobre aviso durante a noite. Um plano de trabalho foi elaborado com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde e endemias, de forma que atenda tanto os pacientes com suspeita de covid-19, quanto os demais casos de urgência.

A prefeitura mandou confeccionar três mil máscaras, que foram distribuídas para as pessoas do município. Também foram confeccionados coletes para todos que estão trabalhando no combate ao coronavírus no município.

Foram adquiridos testes rápidos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A secretaria de Saúde ressalta também que os testes rápidos são feitos seguindo as normas e protocolos do Ministério da Saúde e Sasapi.

A secretaria municipal de Saúde também intensificou o trabalho de monitoramento de possíveis casos suspeitos. Todas as pessoas recém-chegadas ao município são monitoradas com visitas diárias de profissionais de saúde, onde são orientados e permanecerem em casa, fazer higienização regularmente e procurar o serviço de saúde se sentirem sintomas da doença. Cerca de quarenta e cinco pessoas já foram monitoradas no município.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES