Prefeito Josiel participa de solenidades pela Batalha do Jenipapo

Prefeito Josiel participa de solenidades pela Batalha do Jenipapo

Josiel participa de solenidades | Thiago Monteiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2014, a Batalha do Jenipapo completa seu 191º aniversário, e para comemorar um dos acontecimentos mais importantes da história do país, foi estruturada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campo Maior uma programação especial para comemorar esta data tão importante para piauienses e brasileiros.

O prefeito de José de Freitas, Josiel Batista da Costa (PSDC), participou das solenidades de comemoração ao aniversário da Batalha, que aconteceu nesta quinta-feira (13), na cidade de Campo Maior, local em que houve a luta e onde foi construído um monumento em homenagem aos que ajudaram a construir parte da nossa história.

A programação oficial começou com uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio e um culto realizado na Primeira Igreja Batista de Campo Maior.

Durante a solenidade Cívico-Militar no Monumento Heróis do Jenipapo, o governador Wilson Martins realizou a entrega da Medalha ?Heróis do Jenipapo?, além da entrega da Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues e outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença Piauí. Também fez parte da programação, Desfile Militar. As comemorações foram finalizadas com a apresentação da peça ?A Batalha do Jenipapo?.

Batalha do Jenipapo - Encenação( Foto: Regis Falcão)O governador aproveita ainda a oportunidade para inaugurar o Complexo da Polícia Civil da 5ª Regional de Campo Maior pouco antes do início das solenidades.

No dia 13 de março de 1823, às margens do rio Jenipapo, piauienses, maranhenses e cearenses travaram uma luta sangrenta contra a tropa do major João José da Cunha Fidié, em prol da Independência do Brasil. Os brasileiros lutaram com armas simples, e não tinham experiência em batalhas, mas colocaram à prova toda sua coragem e vontade de lutar por um país independente da Coroa Portuguesa.

O fato é pouco relatado nos livros de história, mas, para os piauienses, é motivo de orgulho e por isso, é anualmente comemorado no monumento construído no local da batalha, intitulado Heróis do Jenipapo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES