- 38%: Queda drástica do FPM preocupa Prefeito Tonho Veríssimo.

- 38%: Queda drástica do FPM preocupa Prefeito Tonho Veríssimo.

Prefeito de Juazeiro do Piaui Tonho Verissimo . | Reprodução de Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Juazeiro do Piauí Tonho Veríssimo diz está preocupado com a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao 1º decêndio do mês de setembro, que será creditado nesta quinta-feira (10) com uma redução de 38% em relação ao mesmo período de 2014. Os municípios 0.6, que são 163 dos 224 de nosso Estado, receberão o valor de 103 mil reais, em detrimento aos 154 mil do ano passado.

O chefe do executivo da Capital da Pedra nos concedeu entrevista e explanou que com essa crise os municípios do porte de Juazeiro são os mais afetados, pois toda demanda recai sobre a Prefeitura. Também falou da situação de Juazeiro do Piauí, que é um dos pouquíssimos municípios 0.6 que mantém as finanças equilibradas, com salário e fornecedores sendo pagos em dia. O planejamento financeiro implantado em sua gestão sempre visa manter o equilíbrio financeiro, porém, com essa queda drástica, alguns fornecedores terão que ter um pouco de compreensão. O Prefeito Tonho Veríssimo destacou também que Juazeiro do Piauí é um diferencial, pois mesmo com a crise conseguiu avançar bastante em relação a algumas gestões.

A grande maioria dos prefeitos manifesta-se a Associação Piauiense de Municípios (APPM) sem saber qual compromisso cumprir com esse valor. “Já estou mais que desesperado. Ano passado o valor dessa parcela já foi baixo e se acompanhasse pelo menos o aumento salarial esse ano deveria entrado no mínimo 168 mil. Se seguisse o IGPM seria 170 mil”, reclama o prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales.

Com este novo repasse, no acumulado de 2015 o FPM apresenta uma queda de 3,92% em termos reais, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nesta análise não foram incluídos repasses extras de janeiro de 2014 e 2015 além do repasse extra de maio de 2015. Se desconsiderado também o repasse referente ao 0,5% de julho de 2015 a queda real do fundo é ainda mais expressiva: 5,48%.

Informações: portaljuazeiro.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES