Dezessete anos após emancipação, Juazeiro do Piauí resolve questões de Litígio.

Dezessete anos após emancipação, Juazeiro do Piauí resolve questões de Litígio.

Prefeitos assinando o acordo | Portaljuazeiro.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Juazeiro do Piauí, emancipado no dia 01 de Outubro de 1995, sempre sofreu com a falta de desenvolvimento e de estrutura, tanto na Zona Urbana, quanto na Zona Rural. Além disso, áreas em litígio nunca foram resolvidas, algo que atrasava ainda mais as melhorias esperadas. Referente a esse tema, um das questões mais discutidas durante todo esse período foi a relacionada ao litígio entre o Juazeiro e Milton Brandão.

Pessoas de 18 localidades sofriam ao passar do tempo, devido ao esquecimento dos políticos no que se refere ao desdobramento da causa, afinal, a qual município pertencia cada Localidade?

Exemplo claro de tamanho descaso pode ser inserido a comunidade Paraíso essa fica localizada a 6 km da sede da cidade de Milton Brandão e a mais de 60 km, da sede de Juazeiro do Piauí, mesmo assim era tida como pertencente à sede mais distante.

Ao assumir o município de Juazeiro, no dia 01 de janeiro de 2013, o Prefeito Tonho Veríssimo determinou como questão de honra, resolver esses problemas para que a partir daí pudesse oferecer aquilo que é direito de todo cidadão, como Saúde, Educação, Infraestrutura e outras coisas mais, como dever do município, pois como essas questões resolvidas o município saberia qual localidade poderia receber os recursos municipais e consequentemente não estaria tirando daquelas localidades que também necessitam e verdadeiramente pertencem ao município.

A Comissão de Estudos Territoriais (CETE), presidida pelo Dep. Est. Antônio Felix, o IBGE e TCE, começaram a partir daí o processo que visava resolver todo e qualquer imbróglio, envolvendo os dois municípios. Tonho Veríssimo e Mara Resende, foram chamados para reuniões que inicialmente foram realizadas na Assembleia Legislativa, posteriormente foram realizadas no último dia 18/05, na comunidade Santa Barbara, reunião com representantes políticos e população dessas localidades, sendo ali acertada a divisão e por fim, dia 22/05, os dois municípios oficializaram o acordo, assinando os papeis referentes, dessa vez novamente na Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, vários órgãos estiveram representados por membros influentes, sendo eles:

Presidindo e representando o IBGE, Raimundo Nonato.

Representando o TCE, Arquimedes Ribeiro.

Representando a CETE, o Assessor Bartolomeu.

Representando o IBGE: Guilherme da Silva, Leonardo Dias e Francisco das Chagas Sotero.

Representando a APPM, Francisco Ferreira.

Representando a APEAG Francisco Alves.

Com o acordo firmado, ficou decretado que a partir daquele momento, cada município se tornaria oficialmente responsável pelas seguintes localidades:

JUAZEIRO DO PIAUÍ: Olho D?água Grande, Santa Bárbara, Mirador, Alegre, Carnaubal, Lajes, Baixão, Queimada, Sabiá, Calumbi, Batista e Baixa Grande.

MILTON BRANDÃO: Paraíso, Ininga, Milhã, Jitirana, Seriema, Sertão de Dentro, Taboca, Fojes, Pitombeira, Cachoeira, Brejinho, Quatis, Morcego, Barra, Saquinho, Olho D?água de Dentro e Gameleira.

A partir de agora, cada município irá acompanhar suas localidade e apresentar propostas para melhora-las cada vez mais, trazendo consigo o desenvolvendo tanto esperado por esse povo que tanto esperou.

Reportagem: João Barbosa / Portaljuazeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES