Juazeirense é Homenageado por Ministério e Correios com Selo Personalizado. Confira

Juazeirense é Homenageado por Ministério e Correios com Selo Personalizado. Confira

Professor Monteiro. | Correios
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 28 de julho, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram o Selo Personalizado em homenagem aos 76 anos do professor Antonio Alves Monteiro. O evento aconteceu às 19h30min na residência do homenageado em São Luís e contou com a presença do Diretor Regional dos Correios no Maranhão, familiares e amigos.

Professor Monteiro tem uma trajetória brilhante e que enche de orgulho todos os juazeirenses. Ele já recebeu também Menção Honrosa da Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí, atendendo requerimento do vereador José Felipe, o Bolinha (PTB)

 

O Selo Personalizado lançado nesta solenidade circulará no Brasil e no Exterior, propagando, por meio de sua Imagem e Legenda, o tema que originou sua criação.

 

Com a emissão de Selos Postais, tornamos possível que esta História seja contada de maneira honrosa e detalhada por meio do poder perpetuador da Filatelia que é a arte de colecionar e pesquisar os Selos Postais emitidos pelos Correios.

O Selo Personalizado, ora lançado, cuja arte é assinada por Rafael Borges, faz referência a sua cidade natal, mostrando ao fundo a Pedra do Castelo situado no município de Castelo do Piauí, à frente a imagem do Sr. Antonio Alves Monteiro e a inscrição 76 Anos.

Informamos que as peças obliteradas assinadas pelas autoridades convidadas passarão a fazer parte do Acervo Filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e 

sociocultural.

O homenageado já recebeu Menção Honrosa da Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí, atendendo requerimento do vereador José Felipe, o Bolinha (PTB) e fundador da Caminhada da Paz, evento religioso que acontece na Sexta Feira da Paixão, saindo da Igreja Matriz de São Francisco das Chagas até o Parque Municipal Pedra do Castelo. A trajetória do professor Monteiro enche de orgulho a todos os juazeirenses e deve servir de exemplo para os jovens do município.

 

BIOGRAFIA RESUMIDA

Nasceu aos 28 de julho de 1939, em Bom Jardim, pertencente ao então Município de Castelo do Piauí. Hoje, Bom Jardim é um bairro de Juazeiro do Piauí. Foram seus pais: José Alves Monteiro e Joana Alves de Macedo. Iniciou os estudos primários em Juazeiro, com a professora Dalva Ribeiro de Macedo (1950-1952); continuou-os em Piripiri – PI, no Grupo Escolar Padre Freitas, com a professora Maria de Lourdes Cruz Melo (1953-1954); e os concluiu em Tianguá – CE, na Escola Apostólica São José, dos Padres Franciscanos (1955). Os cursos Ginasial e Clássico foram feitos no Seminário Santo Antônio, em Ipuarana, Lagoa Seca – PB (1956-1962). Formou-se em Letras (Licenciatura Plena), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA (1966-1969). Exerceu o Magistério, de 1963 a 1965, no Colégio Nossa Senhora dos Anjos, em Bacabal/MA; de 1966 a 1976, no Colégio Marista Maranhense, em São Luís/MA; e de 1970 a 1991, na UFMA, em São Luís/MA. Sua admissão ao Magistério na UFMA se deu, por Concurso Público, em 1º de abril de 1970, como professor de Língua Portuguesa, lotado no Departamento de Letras. Está aposentado desde julho de 1991.

Dedica seu tempo à boa leitura. Colabora com o JornalCaminheiro, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em São Luís/MA e com a Revista De Repente, da Fundação Nordestina de Cordel (FUNCOR), em Teresina/PI. Desde 1960, faz parte da Ordem Franciscana Secular, associação de leigos da Igreja Católica que segue a espiritualidade de São Francisco de Assis, à qual também dá sua colaboração através de palestras relacionadas à formação. É casado com Iracema Melo dos Reis Monteiro, Licenciada em Pedagogia (Magistério e Orientação Educacional). O casal não tem filhos biológicos, mas criou cinco filhos do coração: José, Raimundo, Neusa, Elissandra e Kelrre.

Fonte: www.juazeiroalerta.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES