Juazeiro do Piauí: Associação consegue legalização de estação de Rádio Comunitária

Juazeiro do Piauí: Associação consegue legalização de estação de Rádio Comunitária

radio comunitária | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde sua fundação em 06 de agosto de 2011, que a ADECORAJ (Associação de Desenvolvimento Cultural e Rádio Comunitária de Juazeiro do Piauí), através de seus diretores e apoiadores, lutam junto ao Ministério das Comunicações pela concessão de uma estação de Rádio Comunitária. Ao longo de quase quatro anos, diversos ofícios e documentos foram enviados, exigências foram cumpridas, até que o sonho dos idealizadores fosse realizado.

A primeira vitória aconteceu em 11 de dezembro de 2013, quando o então ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, outorgou autorização a diversas entidades, dentre elas a ADECORAJ, Portaria nº 347, a executar, pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária. Mas os atos de outorga somente produziriam efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, nos termos do § 3º do art. 223 da Constituição.

Em 29 de agosto de 2014, a presidência da República, através da Mensagem 254, submeteu à apreciação do Congresso Nacional o ato constante da Portaria do Ministério das Comunicações de nº 347, de 11 de dezembro de 2013, que autorizava a Associação de Desenvolvimento Cultural e Rádio Comunitária de Juazeiro do Piauí a executar o serviço de radiodifusão. A mensagem foi relatada pelo deputado Rômulo Gouveia, que deu parecer favorável na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

A penúltima vitória foi o Projeto de Decreto Legislativo 252/2015, que  decretou a aprovação do ato constante da Portaria do Ministério das Comunicações de n° 347, de 11 de dezembro de 2013, autorizando a Associação a executar o serviço de radiodifusão comunitária no município de Juazeiro do Piauí. O Ato nº 2.268 de 01 de abril de 2015, do Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL,  publicado no Diário Oficial da União de 02 de abril de 2015, autorizou a utilização da radiofrequência de 87,9 MHz, correspondente ao canal 200 da faixa de FM, na execução do referido serviço.

A batalha final foi vencida com o recebimento do ofício nº 15.970, de 22 de maio de 2015, do Ministério das Comunicações, encaminhando em anexo a Licença Definitiva/Provisória para funcionamento de Estação de Radiodifusão Comunitária da Associação de Desenvolvimento Cultural e Rádio Comunitária de Juazeiro do Piauí. A emissora terá o nome de fantasia “Lajes FM”, em homenagem a pedra de Juazeiro, a maior riqueza do município.

De acordo com a presidente da ADECORAJ, Gláucia Ibiapina, a concessão da emissora é uma vitória para todos os amantes deste importante meio de comunicação de massa, que ao longo dos anos une gerações. Segundo ela, estão sendo providenciado a compra dos equipamentos para que em breve a emissora comece a operar.

Fonte: juazeiroalerta.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES