Juazeiro do Piauí: Prefeitura inova e constrói calçamento utilizando Pedra de Juazeiro.

Juazeiro do Piauí: Prefeitura inova e constrói calçamento utilizando Pedra de Juazeiro.

Igreja matriz de Juazeiro do Piauí | Jucelino Reis
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Juazeiro do Piauí, que fica localizada no território dos Carnaubais, norte do Estado do Piauí e dista 164km da Capital Teresina, possui em seu território uma grande riqueza mineral, a Pedra de Juazeiro, que é utilizada na construção civil em todo Brasil e no mundo. Países como o Chile, Argentina, Paraguai e vários países da Europa importam a matéria prima da Capital da Pedra (Juazeiro do Piauí), que é aplicada em vários seguimentos da Construção Civil, como: revestimentos, pisos, acabamentos, muros, mesas e etc.

Quando falamos em Pedra de Juazeiro, a imagem que nos vem em mente é da nossa bela Praça da Igreja Matriz de São Francisco Das Chagas, construída na gestão do Prefeito Tonho Veríssimo e que chama a atenção de todos que visitam o município pela sua singularidade e imponência, em especial pela aplicação da nossa riqueza mineral (a Pedra) que compõe o piso, revestimentos, bancos e canteiros. Dando assim uma visão que distingue nossa cidade das demais.

Mas o que vem chamando a atenção de milhares de pessoas e profissionais da área, é o projeto que a Prefeitura de Juazeiro do Piauí iniciou no segundo semestre desse ano, projeto esse que se baseia na aplicação da Pedra de Juazeiro na pavimentação das ruas da cidade, uma inovação implementada na gestão “nossa cidade, nossa pedra preciosa” que visa baratear e dar uma característica peculiar no que diz respeito a calçamentos, e uma visão diferenciada, fazendo jus ao reconhecimento de Juazeiro como a “Capital da Pedra”. 

O experimento, que é assinado pelo engenheiro Paulo Roberto Nonato e tem como idealizador o Prefeito Tonho Veríssimo, foi executado na rua que fica ao lado da Creche Municipal e agora está sendo concluído na rua que contorna a Igreja Matriz de São Francisco Das Chagas.

O Material utilizado na obra é extraído nas empresas do município e compõe tanto o calçamento, como o Meio-Fio. Os chamados “quibas”, restos de pedras que as empresas descartavam, agora são utilizados para compor a malha do calçamento e a pedra serrada é usada no Meio-Fio.

Quando indagado por nossa reportagem, o prefeito Tonho Veríssimo enfatizou: “sabemos das dificuldades que é conseguir recursos para a área de pavimentação, mas temos a consciência da deficiência deste setor, sendo essa a principal reivindicação da população do nosso município, do qual, a maioria das ruas ainda precisam de pavimentação. Por esse motivo, estamos inovando e procurando alternativas para atender as reivindicações do nosso povo. Além dos benefícios que o reaproveitamento dos restos de pedras está trazendo para o meio ambiente”.

Para o Engenheiro Paulo Roberto Nonato, essa obra contribui tanto para o desenvolvimento do município como para o meio ambiente, pois esse reaproveitamento poderá limpar grandes áreas de terras, além de evitar que esse material ocupasse outras áreas com o passar dos anos, haja visto que as empresas jogavam todo esse material fora.

O empresário Alex Visgueira, da empresa Juazeiro Pedras, explanou a nossa reportagem sobre a colaboração da Prefeitura para as empresas locais, pois com essa ideia inovadora, a Prefeitura poderá divulgar e disseminar esse projeto para outras cidades e consequentemente as demais aplicações da nossa Pedra na construção civil.

Fonte: portaljuazeiro.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES