Cisternas de 52 mil litros deverão ser construídas na Lagoa de São Francisco para garantir água e alimento para famílias

Cisternas de 52 mil litros deverão ser construídas na Lagoa de São Francisco para garantir água e alimento para famílias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) já começou os trabalhos de mobilização das famílias agricultoras das comunidades que serão beneficiadas nesta nova etapa do Programa Uma Terra e Duas Águas da Articulação no Semiárido Brasileiro - Asa Brasil. No ultimo dia 10 de janeiro, famílias da comunidade Mato Fino em Lagoa do São Francisco, se reuniram com a equipe do CERAC para conhecer o Programa P1+2, colocar as dificuldades da comunidade no acesso a água e discutir a possibilidade de implantação dos implementos na comunidade.

Na comunidade Mato Fino vivem 22 famílias, das quais 21 são beneficiadas com o Programa Um milhão de Cisternas Rurais (P1MC). A cisterna de 16 mil litros é a principal fonte de água para o consumo das famílias, mas para os demais afazeres, a dificuldade de conseguir água é grande.

A agricultora Lucia Helena Pereira explica que na comunidade existe um poço e um chafariz que auxiliam as famílias com o problema da água, mas no verão, o período mais seco do ano, falta água no chafariz e o poço não dá para suprir as necessidades das famílias, ?a gente compra a carrada de água que vem de outra comunidade chamada Cabeceiras, um pessoal que trabalha pra lá e trás a água que serve para também para tomar banho e dá para os animais... a gente paga 20 reais por essa água que dependendo dos gastos dura uns oito dias?, explica.

Na reunião as famílias conheceram os critérios e dinâmicas de desenvolvimento do Programa Uma Terra e Duas Águas e tiraram suas dúvidas. Após esse primeiro contato, o próximo passo é o cadastramento das famílias que serão beneficiadas com a cisterna calçadão, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água que serão utilizados para o manejo de quintais produtivos visando a soberania alimentar da família.

Fonte: http://portal.cerac.org.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES