Curso de Auxiliar de Produção para Indústria do Caju será realizado em Luís Correia

Curso de Auxiliar de Produção para Indústria do Caju será realizado em Luís Correia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Luís Correia reuniu-se com representantes da FIEPI em Parnaíba, o técnico Francisco Loiola e o Coordenador do Programa Alimentos Seguros no Estado do Piauí - Engenheiro Agrônomo Paulo Pires para tratar da viabilização de capacitações para o município Luís Correia por meio do processo de interiorização de cursos de formação profissional do SENAI-PI, ocasião em que foi solicitado oficialmente a realização do curso de Auxiliar de Produção para Indústria de Caju, através do Programa de Ações Móveis - Educação Profissional do SENAI-PI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Luís Correia.

Fabiano Almeida, secretário de agricultura, justifica a iniciativa pelo potencial deste produto no município. ?O caju está entre as principais culturas de subsistência humana no nosso litoral e se sobressai nas exportações do Estado, que segundo o IBGE é o segundo maior produtor de caju do país, perdendo, apenas, para o Ceará. Desta forma, devido a estiagem, os prejuízos para nossa economia são bastante consideráveis? afirma Fabiano.

De acordo com o Secretário, no agronegócio do caju desenvolvem-se diversas atividades econômicas que começam com a produção agrícola, passam pelo processamento do pedúnculo e da castanha, pelos segmentos de embalagens, transportes, armazenamento, atingindo os mercados interno e externo. Portanto, os diversos elos da cadeia produtiva do caju agregam valor ao produto e são responsáveis pela absorção de grande contingente de mão-de-obra.

Fabiano Almeida destaca, ainda, a excelente formatação da capacitação pelo SENAI que, no módulo básico, trabalha disciplinas de desenvolvimento pessoal e interpessoal, formação para ética e cidadania, noções de qualidade, segurança no trabalho, educação ambiental e empreendedorismo. E no módulo específico, as boas práticas de fabricação, o processamento do pedúnculo e beneficiamento da castanha perfazendo um total de 160 horas/aula com 15 alunos por turma gratuitamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES