Concurso de fotos com Drones

Concurso de fotos com Drones

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Concurso de fotos com Drones

Drones

 


O ser humano sempre foi apaixonado pela ideia de voar. A curiosidade sobre o que se enxerga lá do alto foi, ao longo do tempo, sendo atendida por imagens obtidas por meio de fotografias ou filmagens em balões, helicópteros e aviões. O avanço da tecnologia criou equipamentos chamados de “Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant)”, como o famoso e desejado drone. Até hoje é o que nos aproxima mais da sensação de voar como um pássaro, pois seu tamanho pequeno torna possível flutuar por espaços antes inacessíveis.

Essa novidade tem revolucionado o mundo da fotografia. Em cerca de 200 anos de existência, a fotografia já passou por algumas viradas e a chegada dos drones parece ser mais um capítulo dessa história. A existência de equipamentos como esse nos permitiu a inédita capacidade de fazer fotos aéreas como se estivéssemos flutuando pelos ares e nos deu a oportunidade de ver belos lugares diante de uma perspectiva semelhante a dos pássaros.

A utilização de drones não exclui a necessidade de se ter uma postura que inclua atenção com enquadramento, edição, iluminação e todos os demais cuidados que os fotógrafos profissionais costumam ter. Isso significa que não necessariamente um bom piloto de drone será um bom fotógrafo. E vice-versa. Para fotografar com Drone é necessária, além da habilidade signa de um fotógrafo, também conhecimentos técnicos de pilotagem, que levem em conta os cuidados com o equipamento e a segurança das pessoas.

A linguagem fotográfica que nasceu com o surgimento dos drones se soma às técnicas já existentes e muito utilizadas pelos fotógrafos. Os profissionais da área geralmente são extremamente criativos e usam vários recursos para modificar o ângulo e as perspectivas da imagem (como se posicionar no chão ou então subir em um nível acima do objeto a ser capturado). Nesse sentido, o drone vem como um aliado na composição da fotografia, oferecendo ângulos inéditos e favorecendo a criatividade.

Na medida em que transforma a linguagem fotográfica, o uso de Vants também está modificando o cenário dos concursos de fotografia. Hoje já existem prêmios exclusivos, como o International Drone Photography Contest e o SkyPixel Photo Contest. A nova tendência também deu origem a um site específico, o Dronestagramque, em parceria com a National Geographic e com a fabricante de câmeras GoPro, lançou o concurso internacional Drone Aerial Photography Contest que, inclusive, premiou um brasileiro em primeiro lugar em 2015.

Participar dessas competições é sempre uma experiência enriquecedora, que serve como fonte de inspiração e nos posiciona diante daquilo que está sendo produzido pelos melhores ao redor do mundo. O resultado é uma motivação para produzir imagens cada vez mais aprimoradas para atender ao elevado nível de exigência dos avaliadores. Anexar uma premiação dessas ao currículo dá visibilidade e impulsiona a carreira de quem trabalha na área.

Para quem deseja investir nessas competições, não pode deixar de lado cuidados como: manter o equipamento a uma altitude segura, testar o drone antes do voo, prestar atenção nas condições do vento e na posição do sol e planejar detalhadamente a cena a ser capturada
ma



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES