II Conferência Municipal discute a política educacional em Luzilândia

II Conferência Municipal discute a política educacional em Luzilândia

Mesa de abertura da II Conferência Municipal de Educação | Vera Alice
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pensar a educação em nível local, articulando e estabelecendo relações com a educação nacional é o que a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Luzilândia, buscou promover na manhã desta quarta-feira (03) com a realização da II Conferência Municipal de Educação que traz como tema ?O PNE na Articulação da Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração?.

O Encontro aconteceu na Unidade Escolar Padre Jonas Pinto e reuniu professores, diretores, alunos, pais de alunos, representantes de sindicatos, Universidades publica e privada, representações política do executivo e legislativo e sociedade civil, com o intuito de ajudar na construção de novos rumos para a educação nacional.

Em Luzilândia a Conferência contou com a participação da palestrante Maria Xavier que explicou sobre os eixos para a construção de um PNE (Plano Nacional de Educação) e de suas políticas, programas e ações.

A Secretária de Educação, Alcionete Pereira, explica que a conferência municipal é a primeira instância de debates para a elaboração de propostas a serem encaminhadas para as etapas estadual e nacional, esta última denominada Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada em 2014. ?Ela se constitui em mais um espaço plural, no qual a sociedade e, especialmente a comunidade educacional, reúne-se para debater, propor e deliberar sobre as mais diferentes questões que envolvem a temática educacional do município?, explica a Secretária.

A participação da sociedade na construção de políticas públicas para a educação é considerada de extrema importância para a elaboração de um plano nacional de Educação. Por isso as Conferências Municipais são vistas como oportunidades de democratizar as ações que viabilizem melhorias relacionadas à educação brasileira. O resultado desses debates constituirá um Documento-base que será o objeto de discussão na II CONAE (Conferência Nacional de Educação), que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES