MASSAPÊ: Governo do PI reconhece situação de emergência e retorna Operação Pipa

MASSAPÊ: Governo do PI reconhece situação de emergência e retorna Operação Pipa

Governo do PI reconhece situação de emergência em Massapê/PI | Roberto Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador do Estado do Piauí publicou neste dia último dia 15 de maio no diário oficial do Estado o Decreto nº 15.180/2013 decretando situação anormal caracterizada como emergência em 125 municípios do Piauí dentre eles o município de Massapê do Piauí. O prazo da emergência é 180 dias contados a partir de 1 de fevereiro de 2013.

O Decreto de emergência publicado pelo Governo Wilson Martins atende os critérios emanados pela Instrução Normativa nº 01/2012 do Ministério da Integração Nacional.

O município de Massapê vive uma das piores seca dos últimos vinte anos a situação é caótica tanta na zona rural como na zona urbana, o período chuvoso se passou com algumas pancadas de chuvas variadas em algumas áreas do município, não deixando nada de produção agrícola, os produtos mais cultivados no município são milho e feijão que por sua vez deixou os agricultores com sua lavoura sem colheita, alguns chegaram a plantar e perderam até as sementes, e outros quando preparam as terras não veio molhado para plantio.

Vários poços tubulares já secaram no município em virtude do aumento do consumo por ser um período muito quente que vem a aumentar o consumo de água, e como nos últimos anos as chuvas tenha sido irregulares e o lençol subterrâneo de água tende a ficar mais profundo.

Os reservatórios de água dos animais estão secando, o prejuízo econômico é enorme parte dos criadores perderam seus animais, o drama e o prejuízo econômico são enormes por conta da escassez das chuvas. A única fonte de água para o consumo humano é os carros pipas tanto na zona rural como na zona urbana, atualmente o município é abastecido com seis (06) carros pipas administrado pelo exercito 25 BC.

A operação Pipa através da Defesa do Estado do Piauí, estava suspensa a dois meses, com o reconhecimento da situação da seca o Governador Wilson Martins autorizou o retorno da Operação Pipa contratando cinco (05) carros que irão reforças a Operação Pipa já executada pelo Exercito Brasileiro, desta forma se somam 11 (Onze) carros Pipas distribuindo água em todo território do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES