Artigo sobre o assalto ao Banco do Brasil em Miguel Alves

Artigo sobre o assalto ao Banco do Brasil em Miguel Alves

a | facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MIGUEL ALVES: ASSALTO AO BANCO DO BRASIL

(Considerações...)

Não eram foguetes !

Terça-feira de correria e mortes na cidade.

Perplexa a população de Miguel Alves, viveu mais uma vez ?o cenário? de assalto a banco da cidade. Por volta das 9:00h, momento em que os assaltantes deram o tiro inicial, muito parecido com os tiros de foguetes tão comuns na cidade, dando inicio ao mais terrível acontecimento criminoso dos últimos anos, as pessoas correram para ver de onde partiam os ?tiros?; De repente (não mais que de repente), as pessoas se deram conta de que não eram foguetes, explodindo no ar e sim balas de armas de grosso calibre que ?pinpavam? o céu azul miguelalvense.

O comportamento do povo

Em menos de minutos a correria era geral, homens, mulheres, meninos, meninas, aleijados, velhos, enfermos de toda ordem, pretos, brancos, ricos, pobres, cegos, homens sem instrução, doutores, políticos, borracheiros, carvoeiros, ?tropeiros?,e até gente de profissões extintas, enfim toda população economicamente ativa e inativa de MiguelAlves fezara-se presente como se fossem assistir a um filme de Hollywood. Como se fosse treinamento anti-terremoto onde houvesse orientação para que todos, indistintamente, tivessem que correr para um ponto só, a Av. Jose de Deus Lacerda, frente ao BB.

Parecia o Coliseu e nós Miguelalvenses, correndo para um lugar mais próximo a fim de ver o espetáculo . Que pena. !

Como explicar essa coragem descabida de correr ao perigo, ao fronte, como justificar uma população que persegue os policiais em perseguição aos criminosos, diga-se de passagem dos mais perigosos;

Dezenas de tiros disparados por minuto e ainda assim o povo se aproximando cada vez mais do Banco;

O confronto

Entre o início(chegada dos assaltantes ao banco) e a saída dos criminosos passaram ?se aproximadamente 01h e 30min minutos e ai inicou-se o confronto com troca de tiros nas proximidades do bairro Forquilha, onde a polícia fez interrupção do trânsito e com isso os criminosos não conseguiram passar em fuga e que segundo informações, morreram três criminosos e o gerente do Banco do Brasil Adminston Alves, atribui-se o tiro que vitimou o bancário a um dos criminosos fugitivos.

A Estratégia da Polícia

Pelo que se pôde ver na ação da polícia, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BpRone), do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Piauí (Greco) e do policiamento local, a forma como foi conduzida e o resultado obtido podemos fazer algumas considerações e indagações:

1 Circula hoje na cidade que o Banco do Brasil já estava recebendo ameaças, avisos etc de um possível assalto;

2Pela velocidade com que a polícia agiu, e o número de policiais e veículos envolvidos, conclui-se que já estavam presentes na cidade a algum tempo(dias);

CONTRAPONTO :

?Então a polícia já sabia que assalto estava sendo planejado e organizado?.

3Os assaltantes demoraram mais de 01 hora para concluir o arrastão no banco! Tempo acima da média de outros assaltos a bancos.

NESTE interim - Tendo a polícia tempo suficiente para fechar todas as saídas possíveis da cidade ;

EIS A QUESTÃO

Se a polícia já se sabia do orquestramento do assalto, porque não agido para tê-lo evitado?

? A presença de policiais disfarçados no interior do banco poderia ter sido uma alternativa

Se os criminosos fizeram dos reféns seus escudos ou garantias, poderia a polícia ter esperado que os reféns fossem liberados primeiro, já que a polícia tinha maioria de carros, homens e armamentos, poderia com facilidade interceptar os bandidos num momento posterior,possuindo helicóptero, num ponto mais distante da cidade, sem o prejuízo de vidas de inocentes; como a do Gerente do Banco;

Como justificar um crime que não era para acontecer ?

*Os funcionários do banco tiveram que trabalhar mesmo na iminência do assalto! Arriscando suas vidas. ?

*Que condições de segurança estão os bancos oferecendo a seus funcionários e clientes ?

*Dois guardas e uma porta giratória ?

Que empregadores são esses cujos lucros são bilionários como mais lucrativos do continente americano: (bilhões de dólares) Wells Fargo - 1.637,Bank of America - 1.177 ,Bradesco - 997,9 , Banco do Brasil - 975,3(dados-Revista Exame); e submetem seus funcionários à pouca segurança, se escorando na segurança pública de cujos recursos são mal distribuídos e mal aplicados;

Considerações sobre o caso

Miguel Alves já havia sofrido outros assaltos em anos anteriores cujo resultado não agradou ao ?público?, desta feita a polícia parece ter engedrado um resultado ?mais positivo?, com a máxima ? bandido bom é bandido morto?, o grande dilema é que se o assalto tivesse sido coibido, evitado, não teria morrido o gerente do banco; e a cidade não teria assistido a um filme ? onde morreram alguns bandidos e o MOCINHO TAMBÉM? um filme sem graça. !

?Atirar em um carro onde bandidos e reféns estavam misturados, é como fazer radioterapia de forma a estirpar células tumorais-cancerígenas e saudáveis?

Analisando os fatos amiúde, vê-se que a polícia veio e cumpriu seu papel. Optou por agradar ao público como os Gregos da Roma antiga.

texto de : Frederico Antonio Rebelo Torres



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES