24a Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma é consagrada com Missa

Caminhada se consagra em sua edição de 24 anos saíndo de Monsenhor Gil para Santa Cruz dos Milagres Piauí, uma demonstração de muita fé e devoção

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu hoje (26), a Missa em Ação de graças, acolhendo os maís de 200 romeiros que saíram de Monsenhor Gil a pé, em lombo de cavalos, jumentos com destino a Santa Cruz dos Milagres Piauí, maís de 200km, num percurso de ida e volta.

"Este evento já faz parte do calendário dos grandes acontecimentos de Monsenhor Gil e porque não dizer do Piauí. Somos um povo religioso e tementes a Deus. A religiosidade faz parte da nossa cultura e da própria criação e emancipação do nosso município. Antes mesmo de sermos prefeito, já dava apoio para organização desta caminhada", afirma o prefeito João Luiz. 

Ex vereador de Monsenhor Gil, João Pereira com seu filho João Luiz, atual prefeito de Monsenhor Gil 

Ex vereador Lourão da Canafístula com Francinaldo Morais, o grande comandante da caminhada de fé 

A Missa aconteceu no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, Município de mesmo nome, celebrada pelo pároco de Monsenhor Gil, Walfran Rios da Costa. Além dos romeiros, as presenças também do prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, deputada estadual Elisângela Moura, Vereadores Eder Carvalho, Gislane Araújo com seu marido José Deusdara Muniz e a filha Muniz Deusdara, Secretário de Administração de Monsenhor Gil, Clefersson Batista, ex prefeito e idealizador da Caminhada, Zé Noronha,. 

E ainda; ex prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Neto Minervino, Secretario Municipal de Saúde de Monsenhor Gil, Herbert Cesar, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Monsenhor Gil, Elissandra Assunção, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monsenhor Gil, Amália Moura, Subsecretaria de desenvolvimento rural de Monsenhor Gil, Luciana Campelo, entre outros e outras pessoas. Na quinta feira (27), os romeiros começam o caminho de volta e devem chegar em Monsenhor Gil, no sábado (29). 

Segundo a história, desde a propagação dos milagres da Santa Cruz (Santa em formato de uma cruz de madeira), em meados de 1940, moradores e fiéis de Monsenhor Gil começaram a se reunir para visitar o santuário de devoção, com o propósito de agradecer as graças alcançadas e fazer pedidos e orações à divina Santa Cruz.

Cientes da importância de conservar a tradição e intensificar o movimento, em 1997, o prefeito e romeiro José Noronha e um grupo de amigos idealizaram a grande romaria, que hoje reúne um número expressivo de participantes.

Atualmente a caminhada é organizada por uma associação cultural denominada de APAMGIL encabeçada pelo presidente da associação Francinaldo Morais que junto com outros membros e apoio de muita gente, realizam a tradicional romaria, sempre na segunda quinzena do mês de julho.

Prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz e deputada estadual Elisângela Moura

Prefeito João Luiz, ex prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Neto Minervino e ex prefeito Zé Noronha (idealizador da Caminhada Santa)

Padre Walfran Rios da Costa

Convidada para caminhada Odara Sá e ex prefeito Zé Noronha 

Este ano a APAMGIL recebeu apoio para Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, do governo do Estado do Piauí, por meio da Secretária de Turismo - SETUR. 

Segundo Francinaldo Morais para chegar até este resultado positivo, é feito um trabalho de formiguinhas, todos juntos e contando com apoio de vários "anjos", pessoas simples, empresas e instituições como Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil, prefeito João Luiz e vice Evandro Abreu, as Secretárias Municipais da prefeitura, Dr Nouga Cardoso Batista (atual Secretário Municipal de Educação de Teresina), Pax União, deputado estadual Georgiano Neto, Plantbem, Mauro Cesar, AMPAR, Ancelmo Portela, Dra Eveline Nogueira, Servfaz, entre outros.

"Nosso sentimento é de muita gratidão e em nossas orações, preces para a divina Santa Cruz pedimos sua intercessão junto a Jesus, pela saúde e felicidades de todos que nos ajudaram e participaram. Nosso muito obrigado", nos disse Francinaldo Morais. 

Santuário de Santa Cruz dos Milagres Piauí 

Igreja Matriz do Menino Deus, em Monsenhor Gil Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES