Agentes comunitários de Monsenhor Gil em campo contra o mosquito da dengue

Visando o combate a dengue, Agentes comunitários de Monsenhor Gil em campo contra o mosquito Aedes aegypti

Agentes comunitários de Monsenhor Gil em campo contra o mosquito da dengue |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do período chuvoso, é comum o acúmulo de água parada em casas ou valas perto de residências, assim como em vasos, poças d’água ou pneus abandonados, gerando o ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Para o combate dessas doenças, a Prefeitura de Monsenhor Gil conta com o trabalho dos Agentes Comunitários de Combate de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, que saem diariamente nos bairros fazendo vistorias e prevenindo a disseminação dessas doenças. Mas tanto o prefeito João Luiz, bem como o Secretário Municipal de Saúde Herbert Cesar, lembram que para acabar com a dengue em Monsenhor Gil, o combate precisa ser unificado, poder público e população. 

"Todos precisam dispersar água parada, lavar bem vasilhas a onde bebem os animais, já que vivemos numa cidade do interior e as pessoas costumam criar galinhas, gatos, cachorros e até porcos. Por isso os cuidados precisam ser redobrados. Também evitar o acúmulo de lixos, materiais inservíveis e que ficam expostos as constantes chuvas que caem sobre nosso município", finaliza o prefeito João Luiz.

O trabalho do agente comunitário nos bairros consiste na eliminação dos “focos” do mosquito, usando os devidos inseticidas, e dando orientações às famílias para não deixar água parada em locais propícios à proliferação do mosquito. 

Além das orientações, os ACE podem identificar necessidades da população a respeito de consultas ou vacinas, podendo fazer o encaminhando para o posto de saúde mais próximo.

Situação da Dengue no Piauí

O Piauí vem enfrentando uma epidemia de dengue, que teve um crescimento de 351,7% na incidência de casos da doença. Para ajudar os municípios no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) vem realizando ações e monitoramento das infestações.

De acordo com os dados do boletim epidemiológico da 12ª Semana Epidemiológica – 2022, de janeiro a março deste ano foram registrados no Estado 761 casos, em 96 cidades piauienses, sendo que durante todo o ano passado foram confirmados 262 casos da doença. “A Sesapi vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à dengue desde o ano passado, quando iniciaram as capacitações com os municípios e agora intensificamos nosso trabalho junto às cidades para que possamos fazer um enfrentamento mais efetivo contra o mosquito, que vem adoecendo nossa população, disse o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

No Estado, 24 municípios estão em situação de risco alto para a dengue e 83 cidades se encontram em estado de alerta para a doença, sendo que cinco municípios estão com maior índice de infestação, são eles; Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurgueia, Fartura do Piauí e Marcos Parente.

“Esses números conseguimos observar por meio dos nossos sistemas e nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença. Por isso pedimos aos gestores municipais que mantenham os sistemas atualizados”, lembra o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães.

Entre as ações para combater o Aedes Aegypti está à utilização do carro fumacê e a disponibilização do produto que mata a larva do mosquito, para os municípios por intermédio das regionais de saúde. “Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos estar com os dados de cada município atualizado no sistema”, explica o superintendente.

O secretário Neris Júnior também lembra à população da necessidade de manter os cuidados em casa, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. “É importante que todas as pessoas façam a sua parte também e mantenham os cuidados de limpeza contra a dengue, pois só assim é possível reduzir as chances de transmissão da doença. A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, por meio da eliminação de objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas”, enfatiza o gestor.

Fonte:. Secretaria de Saúde do Estado do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES