Bailarina Monsenhorgilense Ianca Passos Feitosa ganha bolsa e vai estudar na Flórida – EUA

Bailarina Monsenhorgilense Ianca Passos Feitosa ganha bolsa e vai estudar na Flórida – EUA

Performance de Ianca Virgília no festival de dança em Fortaleza | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de monsenhor Gil, a 56 km de Teresina, possui cerca de 11 mil habitantes, segundo o censo de 2010, porém, sempre se destacou na área da educação, da cultura, do turismo de eventos, arquitetônico e através de seus exuberantes atrativos naturais. No entanto, o seu ponto alto é a parte cultural, em cujas manifestações organizadas pela Prefeitura Municipal, se revelam grandes talentos no teatro, na música e dança. Teresina já conhece dezenas de jovens talentos musicais de Monsenhor Gil ingressados na Orquestra Sinfônica e na Banda de Música 16 de Agosto, o mundo afora já conhece o ritmo frenético do Balandê/Baião, do saudoso mestre Zé Coelho. Agora, os piauienses e a América conhecerão uma monsenhorgilense que começa a ultrapassar barreiras geográficas através da dança clássica. Trata-se da bailarina Ianca Virgília Passos Feitosa, 13 anos, nascida no povoado Canafistula, filha de Francisco das Chagas Feitosa júnior e Luziane Campelo Passos Feitosa.

Aos 8 anos de idade, Ianca Virgília mudo-se do interior para a sede de Monsenhor Gil com o objetivo de dar seguimento aos seus estudos. Nesse período matriculou-se na escola de dança, mantida pela Prefeitura Municipal. As aulas de balé aconteciam - e ainda acontece - aos sábados, sob a coordenação da primeira dama Laurenice França, que sempre incentiva e executa ações artísticas com muito esmero e dedicação. A partir daí, Ianca Virgília participou da Companhia de Danças Águas PETI, com orientação dos professores: Moreno e Shirlliane.

Como bailarina da Companhia de Dança Águas PETI conquistou várias medalhas nos festivais de Dança em Teresina. Em 2009, com apenas 11 anos, passou a estudar balé na Escola Estadual Lenir Argento, durante três vezes por semana. Já em 2010, freqüentou a academia de ballet Júlio César, permanecendo um semestre e logo em seguida foi para a Escola de Ballet Helly Batista, onde com muita disciplina e abnegação, além de um excelente acompanhamento profissional, participou de muitos festivais de dança, entre os quais se destacam Passos de Artes, em fortaleza, onde ganhou medalha e a indicação para a seletiva em Indaiatuba ? São Paulo. Além disso, foi selecionada para participar do Youth América Grand Prix 2011 (YAGP), ocorrido entre os dias 21 a 25 de setembro, em Santos-SP. Lá, ela ganhou uma bolsa de estudo para o The Harid Conservatory na Flórida ? Estados Unidos da América, oferecida por Tara Mitton Catao.

Na seletiva do YAGP ? Brasil, Ianca Virgília dançou um solo clássico livre, balada, coreógrafo Helly Júnior e um repertório coppélia 3º ato, remontador Helly Júnior.

De acordo com os pais de Ianca, ela frequentará o Summer, de junho a julho de 2012, e iniciará o período letivo no Harid Conservatory, no final do mês de agosto a inicio de setembro do mesmo ano.

A ascensão de Ianca Virgília no mundo da dança é motivo de orgulho para familiares, amigos e, sobretudo para o povo de Monsenhor Gil, que mereceu, inclusive, uma homenagem dos Vereadores, em Sessão Solene, realizada no último sábado 01/10. Na oportunidade todos eles enalteceram o talento artístico de Ianca. ?Sabemos que o começo desta história de sucesso iniciou-se aqui, entende-se também que, além do orgulho, ela servirá de exemplo e estímulo a todas as pessoas que buscam a realização de seu sonho?, ressaltou o Vereador Flávio Henrique, em seu discurso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES