Monsenhor Gil é contemplada com o projeto UCA - um computador por aluno

Monsenhor Gil é contemplada com o projeto UCA - um computador por aluno

Somente 28 cidades do país foram contemplatas com o ProUCa 2011. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há menos de um mês do aniversário de emancipação politica do municipio e o prefeito José Noronha com a população, principalmente a estudantil e professoral, têm motivos de sobra para comemorar antecipadamente essa data, tudo por conta de um valioso presente que a cidade ganhou do Governo Federal. Trata-se da implantação do Programa UCA - Um Computador por Aluno, que beneficiará os estudantes do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal. No estado do Piauí, somente as cidade de Monsenhor Gil e Porto foram selecionadas para implantação desse projeto de inclusão digital e informatização de escolas públicas, sendo que o municipio de Monsenhor Gil sai na frente como cidade-pioneira da região Centro-Sul na inserção digital dos alunos do ensino básico.

Idealizado pelo governo federal via Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos e equipe pedagógica contarão com cerca de 686 laptops viabilizado através do Projeto UCA, cujo investimento gira em torno de R$ 285,978 apenas nos computadores.

O PROUCA integra planos, programas e projetos educacionais, de tecnologia educacional e inclusão digital, vinculando-se às ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), estabelecido pelo Decreto nº 6.300, de 12/12/2007.

De acordo com o MEC, a ideia do computador portátil, denominado laptop conectado um por um, disponibilizado na escola para cada aluno e educador, gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber que podem resultar em tendências educacionais inovadoras, abrindo-se um leque de novos e promissores horizontes de trabalho do conhecimento nas escolas além de promover o uso e a apropriação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação como uma nova linguagem multiplicadora do conhecimento.

Para o prefeito José Noronha o projeto é de suma importância para o municipio, tendo em vista que esta conquista só fortalece a ideia de que o municipio é uma referência educacional em todas as modalidades no âmbito estadual, cujas ações empreendedoras nessa área têm contribuido com a qualidade de vida das pessoas. Segundo ele, A Prefeitura Municipal ficará na obrigação de dar suporte técnico e pedagógico bem como disponibilizar a Internet e bloquear os sites que não contenha conteúdo educativo. Além disso, os equipamentos poderão ser utilizados nos espaços escolares (sala de aula, pátio, laboratórios, etc.) por estudantes e professores, de acordo com regras a serem estabelecidas pela secretaria municipal de educação.

Segundo a secretária de educação do municipio, Luziane Campelo Feitosa, embora a maioria das escolas municipais de ensino fundamental já disponha de laboratórios de informática, assim como as escolas de ensino médio técnico e o Polo Universitário, na modalidade de ensino a distância, contudo, O UCA, só veio reforçar ainda mais essa rede de interação aluno com aluno, aluno com professor, professor com especialista e um sem números de enlances numa experiência de inteligência coletiva, inovadora e multiplicadora de conhecimentos.

Conforme informação do executivo municpal, a solenidade de lançamento do ProUCA, em Monsenhor Gil, será no decorrer da semana de aniversário da cidade, no inicio de dezembro de 2011.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES