Monsenhor Gil no Dia D da Campanha Faça Bonito

Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em Monsenhor Gil, neste dia 18 de maio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

FAÇA BONITO 🌻

O prefeito João Luiz participou no final desta tarde de quarta feira (18), juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, Ivonete Carvalho, além de outros membros da sua equipe administrativa e ainda os vereadores; Eliane Moura, Cleydson Paiva, do Dia D de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

"Hoje realizamos a ação da Campanha FAÇA BONITO, o dia D, 18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.", disse Ivonete Carvalho.

"Agradecemos a comunidade monsenhorgilense que nos abraçou, acenou e nos ajudou a conscientizar mais pessoas sobre essa pauta tão relevante, por meio de uma Rede de Proteção que a Prefeitura Municipal desenvolve em várias frentes, comentou o prefeito João Luiz.

Membros do Conselho Tutelar de Monsenhor Gil, também estiveram presente, uma vez que são eles que trabalham diretamente no combate a toda e qualquer prática degradantes as crianças e adolescentes no município. 

Prefeito João Luiz, vereador Cleydson Paiva, Secretário Municipal de Cultura e Turismo Miro Silva e Secretaria Municipal de Assistência Social Ivonete Carvalho

Sabemos que hoje não é dia de comemorar, mas é um dia de chamamento em reflexão e luta em defesa de Crianças e Adolescentes de nossa querida cidade de Monsenhor Gil, também afirmou a Assistente Social Elida Aglair.

Márcia Eloisa do PSF, Leonisio Gonçalves, subsecretário municipal de Assistência Social, Secretaria Ivonete Carvalho, prefeito João Luiz, presidente da Câmara Municipal de Monsenhor Gil, vereadora Eliane Moura, vereador Cleydson Paiva, Secretaria Municipal de Educação, vereadora professora Norma Suely Abreu e Secretário Municipal de Cultura e Turismo Miro Silva

Mais de 6 mil denúncias de abuso sexual contra crianças foram registradas de janeiro a maio de 2021. A cada uma hora, o Brasil tem 2,2 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, com registros no Disque 100, o telefone da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. n

Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano.

Embora 18 de novembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. São comemorações deste dia: Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo, entre outros.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Por quê 18 de Maio? – A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

(Dados da internet)

É IMPORTANTE SABER!

Saiba quais os riscos que as crianças e adolescentes estão expostas na internet.

1. Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet: são todas as formas de abuso realizadas através da internet.

2.Cyberbullying/Assédio virtual: violência praticada com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar.

3. Exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet: todos os atos de natureza sexual cometidos contra uma criança ou adolescente através do uso da Internet como meio de explorá-los sexualmente.

4. Exposição a conteúdos inapropriados: acesso ou exposição de crianças e adolescentes, intencionalmente ou acidentalmente, a conteúdos violentos, de natureza sexual ou que gerem ódio, sendo prejudicial ao seu desenvolvimento.

5. Grooming: estratégias que um adulto realiza para ganhar a confiança de uma criança ou adolescente, através da Internet, com o propósito de abusar ou explorar sexualmente.

6. Materiais de abuso sexual de crianças e adolescentes gerados digitalmente: produção artificial, através da mídia digital, de todo tipo de material que represente crianças e adolescentes que participam de atividades sexuais e/ou de maneira sexualizada, para fazer com que os fatos pareçam reais.

7.Publicação de informações privadas: publicação de materiais e informações pessoais de forma online.

8. Happy slapping: É uma forma de cyberbullying que ocorre quando uma ou várias pessoas agridem um indivíduo enquanto o incidente é gravado para ser transmitido nas redes sociais.

9. Sexting: autoprodução de imagens sexuais, com a troca de imagens ou vídeos com conteúdo sexual, por meio de telefones e/ou da Internet (mensagens, e-mails, redes sociais). Também pode ser considerado como uma forma de assédio sexual em que uma criança e um adolescente são pressionados a enviar uma foto para o parceiro, que a propaga sem o seu consentimento.

10. Sextorsão (sextortion): chantagem realizada a crianças ou adolescentes por meio de mensagens intimidadoras que ameaçam propagar imagens sexuais ou vídeos gerados pelas próprias vítimas.

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/ministerio-divulga-dados-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes

#FaçaBonito #MonsenhorGil #Piaui



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES