Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, esteve presente na 1a Conferência Intermunicipal de Cultura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma política cultural com a dimensão do Brasil e à altura de sua diversidade e riqueza, só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura de todo o país estiverem em diálogo com trabalhadores e trabalhadoras da cultura que são o tecido vivo desta riqueza. 

Neste sentido o município de Monsenhor Gil esteve presente através do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Miro Silva, de Alex Ferreira e Bartolyne, ambos participaram ativamente na sexta feira (27), da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada no município de Agua Branca, no Auditório da OAB/Agua Branca Piauí.

"Agradecemos o total apoio do prefeito João Luiz e da vereadora Norma Suely Abreu para que estivéssemos participando desta conferência, muito importante para nossa secretária", afirma Miro Silva.

"Desde o primeiro governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o diálogo tem sido uma das marcas da atuação do Ministério da Cultura. A recriação do Ministério da Cultura também é o reestabelecimento do diálogo e da participação social como valor central ao fazer política cultural", disse Patrícia Mendes, representante do Ministério da Cultura no Piauí.

Patrícia Mendes, MinC/Piauí 

Acompanhando estas políticas de valorização dos fazedores de Cultura monsenhorgilense, o prefeito João Luiz, desde 2017 quando iniciou sua primeira gestão de prefeito de Monsenhor Gil, investe e valoriza os artistas. Mas para que estas políticas continuem, se faz necessiario o apoio do ente federativo, afirma o prefeito João Luiz.

E não há processo mais amplo deste diálogo do que a Conferência Nacional de Cultura, este espaço-tempo que se inicia nas conferências municipais, no território local de quem faz cultura, que vão levar seus delegados para as conferências estaduais que, por sua vez, farão chegar à Brasília seus confederados artísticos e culturais para um encontro do Brasil consigo mesmo. 

O município de Água Branca, com amplo apoio do prefeito Júnior Ribeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, Camila Alencar, sediou a Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura, reunindo os seguintes municípios; Água Branca, Monsenhor Gil, Tanque, Arraial, Amarante, Demerval Lobão, Olho Da água, São Miguel da Baixa Grande e Regeneração. Oportunidade que foi aprovado uma minuta da conferência, discutidos e aprovados e realizada a eleição dos delegados para Conferência Estadual.

Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil, jornalista Miro Silva e Secretária Municipal de Cultura de Agua Branca (anfitriã), Camila Alencar 

A Conferência é a instância máxima de participação e do exercício da democracia. Aliás, o exercício pleno da democracia passa pelo direito à cultura como um direito de cidadania e de livre expressão de criação e do pensamento. A Conferência Nacional de Cultura é justamente o ambiente para as múltiplas vozes da diversidade brasileira. Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país. Em conjunto, vamos refletir sobre o papel da cultura para o fortalecimento da democracia. Vamos debater o papel da cultura no enfrentamento das desigualdades sociais, ao racismo, sexismo e todas as formas de discriminação. Vamos aprofundar nossos entendimentos sobre o que significa “federativar” as políticas culturais, para que qualquer cidadão no mais longínquo território do Brasil tenha as condições necessárias de exercer seus direitos culturais.

Segundo o professor e historiador Marco Matos (Marcão), que é Coordenador do Memorial Espedito Resende, em Piripiri e Coordenador de Cultura da Prefeitura de Piripiri, estas conferências e nesta modalidade, se fez necessário diante a constatação do baixo índice de realização de conferências municipais, ou sejae, de forma individual. 

"Como Coordenador do Fórum de Secretários Municipais de Cultura do Piauí e com apoio de outros integrantes do fórum, tivemos a ideia de impulsionar a realização das conferências na modalidade"Intermunicipais ", já que a portaria do MinC que regra as conferências municipais, traz em seu artigo 45, esta possibilidade para que possamos participar da Conferência Estadual e por fim, da Nacional em Brasília. Importante também, registar o apoio do Secretário de Cultura do Estado, Carlos Anchieta", finaliza Marcão

Marcão Matos 

Secretário Municipal de Cultura de Demerval Lobão, Alexandre Lima, eleito delegado para conferência estadual, Secretário Municipal de Cultura de Amarante, Ronaldo Brandão e Miro Silva, Secretário Municipal de Cultura de Monsenhor Gil

Comitiva de Amarante Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES