Monsenhor Gil: Peregrinos realizam a 15ª Caminhada da Purificação rumo a Santa Cruz dos Milagres

Monsenhor Gil: Peregrinos realizam a 15ª Caminhada da Purificação rumo a Santa Cruz dos Milagres

Romaria de Monsenhor Gil a Santa Cruz dos Milagres já é uma tradição | Avilar Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início na manhã de sábado (21), a 15ª Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança, a qual é realizada em um percurso de 206 quilômetros, ida e volta entre as cidades de Monsenhor Gil e Santa Cruz dos Milagres, na região do Médio Parnaíba. O evento religioso é organizado pela Associação dos Peregrinos que tem como presidente Francinaldo Morais. A caminhada remonta ainda das décadas de 40 a 50, quando alguns moradores se uniam para fazer o percurso a pé ou no lombo de cavalos e jumentos com o intuito de fazerem promessas e preces para agradecer a Santa Cruz dos Milagres pelas graças alcançadas.

Ciente da importância da religiosidade dos fiéis de Monsenhor Gil e demais região, que a partir do ano 1997, o então Vice-Prefeito, hoje, atual prefeito José Noronha, reativou e intensificou o movimento de uma forma regulamentada. Por essa razão, a Associação dos Peregrinos (APAMGIL), resolveu homenageá-lo neste ano por conta de sua devoção e compartilhar com os caminhantes dos mesmos obstáculos que encontram ao logo do caminho até chegar a seu destino final.

Todos os anos a legião de caminhantes se concentram em frente à Igreja Matriz de Menino Deus. Local onde eles partem rumo ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres, tendo os caminhos e trilhas iluminados pela lua cheia. Entre os caminhantes, inúmeros animais carregam os utensílios e alimentação num percurso que dura nove dias de ida e volta. Em fila indiana eles enfrentam poeira e sol durante o dia, e às vezes, muito frio durante a noite. Segundo o presidente da APAMGIL, Francinaldo Morais, a maior parte do trajeto é feito de madrugada e segue até as 9:00 horas do dia seguinte. Ocasião em que todos se mobilizam em regime de mutirão para preparar as refeições. Depois o descanso merecido debaixo das árvores e entre os animais.

Conforme a programação, a romaria começa com um café da manhã, na Praça da Igreja Matriz, em Monsenhor Gil, seguido da benção de Menino Deus. Depois passa pelo Santuário do Furtuoso, na localidade Tranqueira, no município de Passagem Franca, onde os peregrinos são agraciados. Após uma reflexão, seguem sua trajetória pelos municípios de Prata do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e São João da Serra. Atravessam várias colinas e pelos rios Berlengua, Sambito e São Nicolau, até chegar ao município de Santa Cruz dos Milagres que os recebe.

Depois de um dia e meio de descanso retornam novamente a pé até o município de origem e de seu destino final, sendo acolhidos pela comunidade e todos participam da celebração em ação de graças.

Durante o percurso os romeiros têm contato direto com a natureza, presevando-a. Segundo a organização do evento, as pessoas procuram este roteiro de fé para ter um contanto mais direto com Deus, meditar fazer penitência, pagar promessas, pedir as bênçãos e buscar a cura para si mesmas, para seus familiares e para outras pessoas que a elas recomendam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES