Monsenhor Gil: prefeitura adere ao Garantia-Safra

Monsenhor Gil: prefeitura adere ao Garantia-Safra

Autoridades explicam os procedimentos do seguro | Avilar Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último final de semana houve uma reunião na Câmara Municipal envolvendo secretários de agricultura de vários municípios do Médio Parnaíba e os representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário ? MDA-PI, José Antonio, coordenador do Garantia-Safra-PI, Matias Cabral, diretor da Fetag, Paulo, representante do Emater-PI, Francílio Araújo, secretária municipal de agricultura, Dalva Cardoso e o presidente do Legislativo Municipal, Chiquinho Batista. Na ocasião foram discutidos assuntos relativos ao Seguro Garantia Safra.

Conforme explanação do coordenador Matias Cabral, o Garantia-Safra é um seguro de renda mínima para as famílias agricultoras que vivem em municípios do Nordeste e do Semiárido, quando a seca ou excesso de chuva provoca perda de pelo menos metade da produção.

Segundo Matias, o seguro de renda mínima, pago pela Garantia-Safra, vem dos recursos das contribuições de agricultores inscritos por meio de declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), da adesão das prefeituras municipais, governos estaduais e governo federal, cujos recursos são depositados em um fundo financeiro solidário. Só assim o agricultor familiar poderá ter direito a receber o seguro. O pagamento em dia das contribuições de municípios e estados permite maior agilidade do pagamento aos agricultores. Em caso da perda de 50% da produção agrícola devido à seca ou excesso hídrico, os agricultores familiares terão direito a uma renda em torno de R$ 680,00 reais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES