Muita emoção durante Missa em homenagem ao Vaqueiro, seguida de Cavalgada

Muita emoção durante Missa em homenagem ao Vaqueiro, seguida de Cavalgada

Muita emoção durante Missa em homenagem ao Vaqueiro, seguida de Cavalgada |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das culturas do homem sertanejo, campear o gado pelas veredas, se entrenhando na mata em lombo de Cavalos, a atividade de vaqueiro também é uma prática tradicional no município de Monsenhor Gil. Portanto a prefeitura em conjunto com a Paróquia do Menino Deus de Natal, promovem no último dia do ano  (31), a tradicional Missa em Ação de Graças em homenagem ao Vaqueiro. 

A cada edição um vaqueiro é homenageado diante a sua contribuição para o município por meio de sua labuta no cuidado e trato com o gado e por sua condução de sua família e bom trato no meio social em sua comunidade. Este ano o vaqueiro homenageado  (in memoriam), foi o senhor Francisco das Chagas Ribeiro da Silva ou simplesmente "Chaguinha da Fazenda Ladeira ".

Celebrante padre Walfran Rios da Costa usou um chapéu de couro, para também homenagear o saudoso vaqueiro Chaguinha da Fazenda Ladeira, localizada no município de Monsenhor Gil. O município se encontra em festa celebrando o padroeiro Menino Deus de Natal desde o dia 23 indo até 1/1/2020. Os festejos é uma organização da Paróquia do Menino Deus, mas desde 2018 o prefeito João Luiz solicitou esta Missa pela manhã, para homenagear os bravos vaqueiros do município. 

Prefeito João Luiz após fazer entrega de um quadro homenageando Chaguinha da Fazenda Ladeira aos seus filhos e sua viúva, fez um discurso emocionado e não conteve as lágrimas e chorou, lembrando da trajetória do vaqueiro e de como ele enfrentou a doença que lhe tirou a vida de forma prematura. 

Vários vaqueiros subiram ao altar da Igreja Matriz do Menino Deus para também homenagear Chaguinha da Fazenda Ladeira, entoando aboios, cantigas que exaltam atividade de ser vaqueiro, homem do campo.

CAVALGADA ATÉ O PRADO VAREJÃO

Após a Missa também acontece uma cavalgada com destino ao Prado Varejão, local onde é realizada as Corridas de Cavalos, que neste 31 de dezembro de 2019 chegou a sua edição de 51 anos. Na chegada ao Prado é servido almoço para vaquerana, prefeito João Luiz, lideranças políticas e demais outros convidados. O jovem Kassio Ribeiro, filho do vaqueiro Chaguinha da Fazenda Ladeira, foi a frente dos vaqueiros conduzindo um estandarte em homenagem ao seu pai. 

ALMOÇO PARA VAQUEIROS 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES