Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Prefeito João Luiz convida para prestigiar às comemorações do aniversário de Monsenhor Gil - 56 anos

Prefeito João Luiz convida para prestigiar às comemorações do aniversário de Monsenhor Gil  - 56 anos
Prefeito João Luiz convida para prestigiar às comemorações do aniversário de Monsenhor Gil - 56 anos |
Compartilhe
Google Whatsapp

O prefeito João Luiz e toda sua equipe desenvolveram uma vasta programação alusiva às festividades do aniversário de 56 anos da emancipação política e social, de Monsenhor Gil. Logo no dia 1 de dezembro  (domingo), um passeio ciclístico saindo da Praça da Igreja Matriz do Menino Deus, seguindo até à comunidade Goiabeira, a 17km da sede do município e onde será entregue para população, um posto de saúde, abre à programação. 

A programação prossegue até o dia 31 de dezembro quando acontecerá a 51a Corrida de Cavalos no Prado Varejão, antes haverá Missa em Ação de Graças ao Vaqueiro, homenagem e cavalgada. No dia 6 de dezembro, data do aniversário do município, a programação é  bem variada e terá logo nas primeiras horas da manhã, hasteamento das bandeiras e caminhada até Praça da Igreja Matriz, onde outra parte da programação será desenvolvida. Este ano o corte e degustação do bolo de aniversário de Monsenhor Gil, será fruto de uma promoção entre às confeitarias do município, cada uma fará um bolo temático em homenagem às maravilhas do município, uma forma de envolver à população nas comemorações de terra Natal. 

No dia 3 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação comanda a festa de premiação dos campeões das olimpíadas realizadas no ano de 2019, com grande festa no Ginásio Tarcisão, às 17h. 

Ainda no dia 6, na praça da Igreja Matriz, onde será cantado o parabéns à você diante dos bolos, a prefeitura realizará sua festa anual para às crianças com distribuição de brinquedos aos presentes, em sua maioria alunos das escolas municipais.  Continuando no dia 6 pela manhã e no mesmo local, à prefeitura trará para às crianças o show do Palhaço Teleleco. A programação continua às 17h com a inauguração do Estádio de futebol da comunidade Baixa Grande, seguido de descerramento da placa em alusão aos 100 anos de falecimento de Monsenhor Raimundo Gil da Silva Brito, patrono do município.  A placa será assentada na Casa Paroquial, no centro do município. Ainda haverá no dia 6 de dezembro, apresentação de um  Coral nas escadarias da Casa Paroquial, Missa em Ação de Graças, homenagens aos filhos ilustres e finalizando com Show Popular, com às atraçõesTaty Girl e João Veloso. 

A prefeitura também pensou nos empreendedores locais e aqueles que atuam no setor do agronegócio e nos dias 5 e 6 de dezembro, promoverá uma Feira reunindo os envolvidos nestes setores da economia de Monsenhor Gil.  A feira acontecerá na Praça da Igreja Matriz, com apoio do governo do Estado através da SEAGRO  - Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural. 

No 12 será à vez da Secretaria Municipal de Saúde desenvolver várias atividades, inclusive à entrega de vários materiais para auxiliar no trabalho de assistência à população, inclusive à entrega de 02 veículos okm, fruto de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias. 

Já  à Secretaria Municipal de Assistência Social fará no dia 15 de dezembro, dentro da programação do aniversário de Monsenhor Gil, o encerramento do Forró do idoso, no Espaço Conviver. O evento promete ser animado e cheio de novidades. A programação continua com à entrega de ruas pavimentadas, tanto na sede do município comona zona rural, entrega de certificados de cursos, visitas em assentamentos, Poços já perfurados e que agora serão equipados, entre outros benefícios. 

Um breve histórico sobre início do município 

Raymundo Gil da Silva Brito  - patrono de Monsenhor Gil Piauí 

O povoamento originou-se através das ações religiosas do Monsenhor Gil, que em 1880 aos 25 anos ordenou-se sacerdote na cidade Roma, na Itália, ao retornar ao Brasil, foi consagrada CÔNEGO. Com o falecimento de seu pai, RAIMUNDO GIL DA SILVA BRITO (Monsenhor Gil) herdou A FAZENDA LAJES. Na posse de sua herança liderou uma campanha de peregrinação religiosa, arrecadando fundos através de leilões e donativos governamentais, conseguindo construir um verdadeiro Monumento, a IGREJA DE MENINO DEUS.

Casa Paroquial de Monsenhor Gil, onde residiu família do Monsenhor Raymundo Gil da Silva Britto, antiga sede da Fazenda Lages

MONSENHOR GIL após anos de trabalho e dedicação doou à IGREJA DE MENINO DEUS, todo seu patrimônio e a Fazenda Lajes, inclusive a residência de seus pais a atual Casa Paroquial.Em 1884 Monsenhor Gil conseguiu, elevar o povoado a categoria de vila. Em 1919 Monsenhor Gil faleceu em Teresina-PI. Transladado seus restos mortais para Igreja de Menino Deus, onde repousa em um tumulo.

 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se