Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Prefeito João Luiz entra em campo no combate ao Sarampo

Prefeito João Luiz entra em campo no combate ao Sarampo
Prefeito João Luiz entra em campo no combate ao Sarampo |
Compartilhe
Google Whatsapp

O prefeito João Luiz determinou ao Secretário Municipal de Saúde Herbert César, para que entre em ação e trace estratégicas para o combate ao Sarampo em Monsenhor Gil. A equipe Gestora da Saúde se reuniu hoje (3), com todos os  Agentes de Saúde do município para pensar e desenvolver a campanha de prevenção do Sarampo . Segundo Herbert César a princípio serão vacinadas prioritariamente e de forma imediata, todas as crianças de 6 a 11 meses. A medida que o Estado for disponibilizando mais doses das vacinas, os demais públicos serão convocados.

Os pais das crianças nessa faixa etária devem procurar o Agente de Saúde, ou ir direto até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e ficar por dentro da campanha de prevenção e que pode salvar vidas. 

Sarampo Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

As pessoas podem ter:

Dores locais: nos músculos
Tosse: forte ou seca
No corpo: fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite
No nariz: espirros, nariz escorrendo ou vermelhidão
Na pele: erupções ou manchas vermelhas
Também é comum: conjuntivite, dor de cabeça, dor de garganta, inchaço dos gânglios, irritação nos olhos ou sensibilidade à luz

Como essa infecção é transmitida
O vírus do sarampo é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente. A enfermidade é transmitida durante a fase mais ativa do problema, em que o paciente apresenta febre alta e mal-estar, por exemplo. Isso costuma durar uns quatro dias.

Como tratar o sarampo
Não há um remédio específico para a doença – mais um motivo para não deixar de se vacinar. O paciente deve se manter sempre hidratado e bem alimentado, enquanto os médicos lidam com as consequências do quadro, como diarreia.

Vacina 

A melhor prevenção é a vacina e a palavra de ordem do prefeito João Luiz é vacinar todos, obedecendo prioritariamente às crianças, públicos especiais e à medida que às doses forem chegando à meta é atender a todos no município. 

Eu devo tomar a vacina?

Hoje, tanto a tríplice viral quanto a tetravalente (contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) estão disponíveis na rede pública e privada. A versão tríplice viral idealmente deve ser aplicada em bebês de 12 meses, com um reforço aos 15 meses de vida. O imunizante também é ofertado para pessoas de até 49 anos que não foram vacinadas. Se você não sabe se recebeu suas doses, converse com um médico e vá ao posto de saúde. A proteção conferida pela vacina é alta. Mais de 90% dos sujeitos que recebem as duas doses criam um bloqueio duradouro contra o vírus. Fora isso, ela é segura na população indicada. E, mesmo nos poucos casos em que gera reações adversas, pode ter certeza: eles são bem menos preocupantes do que a doença em si.

Só é importante conferir se o indivíduo é alérgico ou se possui alguma contraindicação. Nada que uma conversa com o profissional de saúde não resolva.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto