Prefeito João Luiz entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Monsenhor Gil recebem tablets para um melhor desenvolvimento de suas atividades em benefício da população

Prefeito João Luiz entrega tablets para agentes de Endemias do município |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã dessa terça (13), o prefeito João Luiz, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Herbert Cesar, fizeram  a entrega de Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Monsenhor Gil, uma forma de aprimoramento do processo de trabalho da atenção primária. 

Essa ferramenta viabilizará o registro das visitas domiciliares de forma rápida e segura. "Vamos seguir avançando em diversas frentes com o objetivo de tornar nosso atendimento cada vez melhor", afirma o prefeito João Luiz.

Pandemia 

Nos últimos dois anos o que mais se ouviu falar foi na palavra PANDEMIA, devido a Pandemia da Covid-19, em todo o mundo e aqui no Brasil não foi diferente. Neste quesito Monsenhor Gil soube fazer o dever de casa numa firme, responsável e de muita dedicação de todos que fazem o sistema público de saúde do município. 

Aínda estamos num estado de pandemia, mas o trabalho realizado por todos; prefeito, secretários, agentes de saúde, enfermeiros, médicos e todos os servidores Municipais e ainda com apoio da população, hoje faz com que já se consiga voltar quase que como antes da pandemia. 

ENDEMIA

O que é?

Uma doença endêmica é aquela que circula o ano todo em um país, com volume esperado de casos e óbitos. Não é um quadro necessariamente “tranquilo”, mas indica certo controle do agente infeccioso.

Quando começa?

É possível que existam pequenas variações sazonais, como ocorre com a gripe no inverno ou a dengue na estação das chuvas. Isso é esperado e também calculado pelos especialistas.

Quando termina?

O estado de endemia não é fixo. A doença pode ser erradicada ou dar início a uma nova epidemia, caso surja uma variante ou um fator que favoreça a disseminação do vírus ou bactéria em questão.

E endêmico não quer dizer menos importante. É preciso manter ações de cuidado e de preferência reduzir ainda mais os casos. Doenças endêmicas matam milhares de pessoas ao ano no país.

Como lidar com uma endemia?

Dar prioridade: governos devem tentar reduzir ainda mais os episódios até zerá-los.

Sensibilização geral: orientar a população e combater vetores fazem parte do plano.

Vigilância contínua: testagem e notificação de casos devem ser mantidas para antever surtos.

Fonte: (https://saude.abril.com.br/medicina/qual-e-a-diferenca-entre-epidemia-pandemia-e-endemia/)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES