Na manhã dessa terça (13), o prefeito João Luiz, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Herbert Cesar, fizeram  a entrega de Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Monsenhor Gil, uma forma de aprimoramento do processo de trabalho da atenção primária. 

Prefeito João Luiz entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde   - Imagem 1

Essa ferramenta viabilizará o registro das visitas domiciliares de forma rápida e segura. "Vamos seguir avançando em diversas frentes com o objetivo de tornar nosso atendimento cada vez melhor", afirma o prefeito João Luiz.

Prefeito João Luiz entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde   - Imagem 2

Prefeito João Luiz entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde   - Imagem 3

Prefeito João Luiz entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde   - Imagem 4

Prefeito João Luiz entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde   - Imagem 5

Pandemia 

Nos últimos dois anos o que mais se ouviu falar foi na palavra PANDEMIA, devido a Pandemia da Covid-19, em todo o mundo e aqui no Brasil não foi diferente. Neste quesito Monsenhor Gil soube fazer o dever de casa numa firme, responsável e de muita dedicação de todos que fazem o sistema público de saúde do município. 

Aínda estamos num estado de pandemia, mas o trabalho realizado por todos; prefeito, secretários, agentes de saúde, enfermeiros, médicos e todos os servidores Municipais e ainda com apoio da população, hoje faz com que já se consiga voltar quase que como antes da pandemia. 

ENDEMIA

O que é?

Uma doença endêmica é aquela que circula o ano todo em um país, com volume esperado de casos e óbitos. Não é um quadro necessariamente “tranquilo”, mas indica certo controle do agente infeccioso.

Quando começa?

É possível que existam pequenas variações sazonais, como ocorre com a gripe no inverno ou a dengue na estação das chuvas. Isso é esperado e também calculado pelos especialistas.

Quando termina?

O estado de endemia não é fixo. A doença pode ser erradicada ou dar início a uma nova epidemia, caso surja uma variante ou um fator que favoreça a disseminação do vírus ou bactéria em questão.

E endêmico não quer dizer menos importante. É preciso manter ações de cuidado e de preferência reduzir ainda mais os casos. Doenças endêmicas matam milhares de pessoas ao ano no país.

Como lidar com uma endemia?

Dar prioridade: governos devem tentar reduzir ainda mais os episódios até zerá-los.

Sensibilização geral: orientar a população e combater vetores fazem parte do plano.

Vigilância contínua: testagem e notificação de casos devem ser mantidas para antever surtos.

Fonte: (https://saude.abril.com.br/medicina/qual-e-a-diferenca-entre-epidemia-pandemia-e-endemia/)