Prefeito João Luiz homenageia vaqueiros e vaqueiras de Monsenhor Gil

Neste domingo (8) se comemora o dia do nordestino. Prefeito João Luiz faz homenagem aos vaqueiros e vaqueiras de Monsenhor Gil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao lado do vice prefeito, o prefeito João Luiz recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, das mãos da estudante da Escola Menino Jesus, Andreyna Emanuelly Borges Mendes, encenando a Santa milagrosa 

Estudante da Escola Menino Jesus, da Rede Municipal de Ensino (4a ano), Andreyna Emanuelly Borges Mendes, diretora da escola, professora Leuzimar Pereira , coordenadora Aguida Campelo 

A Prefeitura de Monsenhor, meio da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, fez justas homenagens aos vaqueiros e vaqueiras de Monsenhor Gil, durante a realização da 21a Semana Cultural Torquato Neto em Monsenhor Gil, dia 21 de setembro, no Estádio Artuzão. 

Foram 14 vaqueiros e 08 vaqueiras. Entre os vaqueiros tinha até um vaqueirinho, mostrando que esta paixão vem de criança e repassada de geração em geração. O prefeito João Luiz, o vice Evandro Abreu, juntamente com vereadores e outras lideranças, colocaram nos pescoços dos homenageados e homenageadas, "Medalhas de Honra ao Mérito", personalizadas.

Neste domingo, 8 de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense, conhecido como o Poeta do Sertão, que nasceu em 8 de outubro de 1863, em São Luís, no Maranhão. Nada mais original do que reverenciar os nossos vaqueiros e vaqueiras para celebrar antecipadamente, a importante data de amanhã. 

A maioria dos vaqueiros e vaqueiras que foram homenageados, fazem parte do grupo Vaqueiro Vips de Monsenhor Gil, mostrando a organização desta categoria. As Cavalgadas hoje fazem parte da Cultura de Monsenhor Gil, reunindo a vaquerama e muitos populares, com percurso pelas ruas do centro do município, geralmente se dirigindo para comunidades rurais. 

Neste quesito se destacam; cavalgadas dos Marianos, do Sabino Gomes, do Léo do Gado (Baixa Grande), das vaqueiras vips e do próprio Grupo dos Vaqueiros Vips. 

Vice prefeito Evandro Abreu, prefeito João Luiz e vaqueiro Raimundo Noronha, sendo homenageado durante a 21a Semana Cultural Torquato Neto em Monsenhor Gil (21/09/23)

Inclusive a nova Garota Semana Cultural Torquato Neto de Monsenhor Gil, ao invés de receber um manto de tecido, recebeu sobre seus ombros o manto sagrado do vaqueiros, um gibão de couro, sobreposto pelo veterano vaqueiro, Raimundo Noronha 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES