Prefeitura de Monsenhor Gil traz caminhão para exames de mamografias

Além de uma rede de cobertura de saúde na zona rural e urbana, Prefeitura de Teresina Gil traz caminhão para exames de mamografias em Monsenhor Gil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de ampliar o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Monsenhor Gil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Governo do Estado, está disponibilizando um caminhão para realização de exames de mamografia. Essa iniciativa visa atender aproximadamente 410 mulheres monsenhorgilenses, entre 40 e 69 anos, e ficará uma semana na cidade.

O caminhão da mamografia está localizado em frente ao Centro Conviver, no centro da cidade. Antes de se dirigir ao local, é importante que você procure a agente de saúde da sua região para realizar a triagem e obter todas as informações necessárias. Elas serão responsáveis por orientar sobre os procedimentos e agendamentos.

A Prefeitura de Monsenhor Gil, sob a liderança do prefeito João Luiz e do vice-prefeito Evandro Abreu, está empenhada em proporcionar acesso à saúde preventiva e contribuir para a redução dos casos de câncer de mama. Contamos com a participação de todas as mulheres monsenhorgilenses para que aproveitem essa oportunidade de cuidar da sua saúde.

"Não percam a chance de realizar os exames de mamografia e contribuir para a prevenção e o combate ao câncer de mama", afirmou o prefeito João Luiz.

Câncer de mama no Piauí

No Estado, ao longo de 2022, já foram notificados 187 novos casos de câncer de mama, além de 129 óbitos em todas as faixas etárias em decorrência da doença, sendo 42 destes óbitos em mulheres de 50 a 69 anos. Em 2021, ocorreram 607 casos novos e 221 óbitos e em 2020 foram 496 casos novos e 201 óbitos.

Para reforçar a necessidade do diagnóstico precoce da doença, é realizado anualmente o Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização e luta contra o câncer de mama.

“Com a campanha, buscamos anualmente alertar as mulheres para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo a mortalidade das mulheres pelo câncer de mama”, ressalta a coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Auzeni Moura Fé.

#Saúde #MonsenhorGil #Prevenção #CancerdeMama #Mamografia #Saude



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES