Prefeitura e SESC realizam mamografias de graça

Prefeitura e SESC realizam mamografias de graça

exames de mamografia de graça em Monsenhor Gil | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ENCERAMENTO  DAS ATIVIDADES DA CARRETA  SESC SAÚDE MULHER

"Estamos extremamente agradecidos aos coordenadores do SESC, aos seus técnicos e funcionários, aos nossos servidores da prefeitura de Monsenhor Gil por este importante trabalho da realização destes exames, que ajudam as nossas mulheres a se prevenirem de doenças como o câncer de mama ", disse o prefeito João Luiz por ocasião do enceramento dos trabalhos.

No período de 03/04 à 08/05/2018, foi realizada no município a Ação do Sesc Saúde Mulher, que consiste numa  resposta estratégica a elevada incidência de câncer de Mama e colo de útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de controle destes tipos de Câncer.

O objetivo geral do projeto é contribuir para a promoção da saúde da mulher por meio da implantação de Unidades Móveis direcionadas ao rastreamento do câncer do colo de útero  e também trabalha um modelo de atenção que integra ações de Educação Permanente. Para mamografia de rastreamento foram atendidas mulheres com idade entre 50 a 69 anos e de 40 a 49 anos com histórico familiar de câncer de mama. Ressaltando que a prioridade foram mulheres de 50 a 69 anos

A Ação se deu por intermediação da Prefeitura Municipal de Monsenhor-Gil, através da solicitação feita pelo prefeito João Luiz e contou com o apoio das Secretarias de Cultura Assistência Social, CRAS, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde se responsabilizou pela parte operacional e logística da Ação. Os agendamentos foram feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde de suas respectivas micro-áreas. Foram realizados uma média de 668 mamografias contemplando as mulheres na faixa etária supracitada, abrangendo mulheres da zona rural e urbana do município.

Foram 25 dias de atendimento sendo ofertadas pelo SECS 784 mamografias para o município de monsenhor-Gil, destas foram realizadas no período de 03/04 à 08/05/2018 668 exames, o que corresponde a um percentual de 85,2% das vagas oferecidas.

Além dos exames houve também a parte de Educação em Saúde abordando as temáticas:

Direitos Sexuais e Reprodutivos;

Prevenção do câncer;

Prevenção a violência domiciliar;

Prevenção a dengue

Prevenção às drogas.

Diariamente as mulheres eram vistas entrando e saindo da moderna carreta, vindas da área urbana e rural. Dona Maria Francisca das Chagas de 56 anos, da comunidade Baixa Grande, nos contou que há tempo tinha vontade de realizar o exame, mas pelas dificuldades junto ao Sus e valor elevado no sistema particular, ainda não tinha feito o procedimento. "Só tenho agradecer ao prefeito e as pessoas que realizam o exame ", disse dona Maria. 

No enceramento dos trabalhos o Sub Secretário de Saúde Lhano Noronha falou também, da importância do programa é de como todos da administração municipal estavam agradecidos pela realização dos exames. Fato também exaltado pela coordenadora do PSF de Monsenhor Gil enfermeira  Marcia Eloisa Gonçalves dos Santos.

A secretaria de saúde Magnólia Miranda nos disse que muitos foram envolvidos para o sucesso da vinda da carreta. "Foi um trabalho de formiguinha uns ajudando aos outros. Quero agradecer ao prefeito João Luiz que nos deu total apoio, a direção do SESC e todos os seus profissionais que foram maravilhosos, nossa equipe da Secretaria e as mulheres de Monsenhor Gil que compareceram em peso. Foram dias intensos e de muito aprendizado e já estamos com saudades da Katrine, Ana Cláudia e Maria José", finaliza Magnólia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES