Romaria sai de Monsenhor Gil para Santa Cruz dos Milagres a pé

Romaria sai de Monsenhor Gil para Santa Cruz dos Milagres a pé. Este ato de fé teve apoio da Ampagil que tem tradição em fazer essa ação de religiosidade

Romaria sai de Monsenhor Gil para Santa Cruz dos Milagres a pé |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de 13 a 15 de agosto de 2021, aconteceu uma ROMARIA A SANTA CRUZ DOS MILAGRES-PI, com o tema: GRATIDÃO – FÉ – PAZ – VIDA, contando com a participação de devotos dos municípios de Timon-Ma, Teresina-Pi, Floriano-Pi e de Monsenhor Gil-Pi, passando por várias comunidades rurais dos municípios de Monsenhor Gil, Beneditinos, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio e passando por dentro da cidade de Prata do Piauí. Essa romaria aconteceu em 03 (três) dias de caminhada por trilhas, estradas carroçáveis e arenosas, passando por riachos, grotas e pelos rios Berlenga, Sambito e rio São Nicolau, o qual a travessia é feita 03 (três) vezes. O percurso foi de 103 (cento e três) km somente de ida. Os mantimentos, materiais e utensílios, foram transportados através de veículos. 

Essa romaria foi idealizada e pertencia aos devotos dos municípios de Timon-Ma, Teresina-Pi, Floriano-Pi. A ASSOCIAÇÃO DOS PEREGRINOS AMIGOS DE MONSENHOR GIL/APAMGIL, por realizar anualmente a tradicional CAMINHADA DA PURIFICAÇÃO, DO CORPO E DA ALMA, para Santa Cruz dos Milagres, foi convidada para apoiar esse grupo de devotos, prestando serviços de guias, ajudantes, cozinheiras e etc.

NOMES PARTICIPANTES:

1 – Dra. DANIELA CUNHA (Teresina)

2 – Dr. RAFAEL LEITOA (Deputado Estadual Maranhão)

3 – Dra. GISELE (Timon)

4 – Dr. EDMUNDO (Floriano)

5 – Dra. ROBERTA (Floriano) 

6 – TOINHO (Floriano)

7 – MARIA (Teresina)

8 – WASHINGTON (Teresina)

9 – ROBERTO (Teresina)

10 – ZÉ NORONHA (Monsenhor Gil)

11 – FRANCINALDO MORAIS (Monsenhor Gil)

12 – ELPIDIO (Monsenhor Gil)

13 – BEATRIZ (Monsenhor Gil)

14 – MAURICIO (Monsenhor Gil)

15 – SINHOR (Monsenhor Gil)

16 – TIAGO (Monsenhor Gil)

17 – RAMIRA (Monsenhor Gil)

18 – NEGO BILANA (Monsenhor Gil)

19 – BIA BILANA (Monsenhor Gil)

20 – SAMUEL BILANA (Monsenhor Gil)

21 – DIMIR BILANA (Monsenhor Gil)

22 – ADELINO (Monsenhor Gil)

23 – MASQUILA (Monsenhor Gil)

24 – DANIEL (Monsenhor Gil)

25 – LENINHA (Monsenhor Gil)

26 – EDSON IRIA (Monsenhor Gil)

27 – ANTONIO MARIANO (Monsenhor Gil)

28 – ANTONIO FILHO (Monsenhor Gil)

Segundo Francinaldo Morais, todos os romeiros e romeiras foram fundamentais para que esta romaria se desenvolvesse e alcançasse os seus objetivos. Por isso, ele faz questão de agradecer e compartilhar com todos os idealizadores, participantes e apoiadores, o sucesso alcançado, agradecendo em especial a Dra. DANIELA CUNHA e a empresa SERVFAZ que que foram fundamentais para a realização dessa romaria. 

Francinaldo Morais líder da Ampagil convidado para conduzir o grupo pelas trilhas que ele tanto conhece, depois de fazer o mesmo caminho há décadas

Romeiro nato, vizinho desde quando nasceu da casa do Santo Menino Deus em Monsenhor Gil, Zé Noronha, ex prefeito de Monsenhor Gil foi também convidado para fazer a caminhada de fé e aceitou participar.

Daniela Cunha, firme e forte na sua fé em Deus e nos santos e santas. Andando com fé, a fé não costuma faia

Devido as refeições acontecerem no meio das trilhas por onde a romaria vai passando, os mantimentos são levados em lombo de animais, mas alguns participantes aqui acolá também fazem parte do percurso em cima de cavalos ou jumentos. No caminho vários riachos, Rios, morros e uma paisagem admirável, mesmo em meio o sertão nordestino, o predominante clima seco e nossa biodiversidade.

Esse tipo de demostração de fé ficou conhecida devido um grupo de pessoas de Monsenhor Gil fazer este mesmo percurso há vários anos, interrompido em 2019 devido a Pandemia do novo Coronavirus. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES