Tradição da pega do novilho vira prática de esporte rural em Monsenhor Gil

Tradição da pega do novilho vira prática de esporte rural em Monsenhor Gil

Após a pega do novilho na caatinga, os vaqueiros soltam o boi no centro da cidade e, em seguida, é levado para o curral. | Avilar Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O engenheiro civil Raimundo Noronha, um apaixonado pela vida campestre, realizou no último sábado, dia 04, a 4ª edição da Pega do Boi, evento que reúne dezenas de vaqueiros e agropecuaristas da região a participarem da brincadeira que, embora não sendo uma competição premiada, hoje se tornou uma prática de esporte rural na cidade.

Com a brincadeira da ?Pega do Novilho?, na qual os participantes escolhem antecipadamente um boi bravio e, em seguida, o animal é solto na caatinga para um dia depois ser caçado pelos vaqueiros, é uma tradição entre os criadores do município de Monsenhor Gil, sobretudo do seu pai, o saudoso agropecuarista Antonio de Noronha Pessoa, que hoje é revivida graças à iniciativa do pecuarista Raimundo Noronha. Ele lembra que seu pai e demais fazendeiros criavam o gado solto no mato. A cada temporada eles organizavam a Pega do Boi, uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado, vacinado e conduzido para áreas onde havia pastos em maior abundância.

Além de ser criador de gado, Raimundo Noronha é também um vaqueiro ativo, que monta em seu cavalo e sai de mata adentro junto com seus companheiros atrás dos animais. Ele diz que ser vaqueiro é uma tarefa difícil, tendo em vista que o gado vive geralmente em áreas de mato muito fechado, cheias de espinhos e galhos secos atravessados nos caminhos e trilhas. ?A labuta de capturar o boi no mato exige do vaqueiro extrema perícia e coragem?, afirma, ressaltando que a brincadeira da Pega do Novilho, que neste ano teve como tema: ?Cantigas de Vaqueiros?, nada mais é do que uma forma de resgatar as tradições culturais do município, e ao mesmo tempo reunir os vaqueiros e familiares, em uma festa de confraternização regada à cerveja, churrasco, almoço e forró pé de serra. Veja fotos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES