10ª FLOR promove aprendizagem afro-indígena pela obra de Munduruku e Kiusam

Consolidada como um dos principais encontros literários do Piauí, a Feira Literária de Oeiras reuniu, entre 30 de novembro e 02 de dezembro, uma multidão de estudantes, professores e visitantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Educação Municipal abraçou as ancestralidades brasileiras e a promoção da aprendizagem afro-indígena para comemorar os 10 anos da Feira Literária de Oeiras. Consolidada como um dos principais encontros literários do Piauí, a FLOR reuniu, entre 30 de novembro e 02 de dezembro, uma multidão de estudantes, professores e visitantes numa grande celebração da leitura, através da partilha dos saberes presentes na obra dos escritores homenageados, Daniel Munduruku e Kiusam de Oliveira.

No espetáculo de encerramento, realizado no último sábado, 02, as crianças e jovens brilharam, mais uma vez, firmando a identidade universal de cidade que educa através da arte. “É um momento de extremo orgulho e de valorização com histórias que permanecem e se espalham. Parabéns e muito obrigado, Oeiras”, comemora Kiusam de Oliveira.

“Me sinto absolutamente contemplado, feliz, satisfeito e realizado como autor por essa homenagem que Oeiras prestou a mim e à Kiusam. Me sinto inspirado, motivado e quero continuar acompanhando todo esse desenvolvimento que a cidade tem alcançado. Saio daqui desejoso de espalhar essa notícia para todo mundo. Por onde eu for vou falar de Oeiras, dessa inovação que vocês estão propondo para o Brasil inteiro”, comenta Daniel Munduruku.

O evento teve início na quinta-feira, 30, com uma programação diversa contemplando arte, ciência, leitura, cultura em atividades de música, dança, cinema, pintura, leituras, contação de histórias, exposições, mostras e relatos científicos, lançamentos de livros, bate-papos literários e premiações, que ocuparam diversos espaços do Centro Histórico de Oeiras.

A aprendizagem afro-indígena proposta pela obra dos autores homenageados foram o fio condutor das apresentações do Concerto de Violões, Orquestra de Bandolins e do Coral Infantil, no espetáculo de abertura da FLOR, que é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto de leitura aplicado durante todo o ano nas escolas municipais.

"Este ano trabalhamos com dois escritores homenageados. Kiusam de Oliveira, da literatura negra, e Daniel Munduruku, da literatura indígena. Isso celebrando os 20 anos da lei que estabelece o ensino da cultura afro-indígena nas escolas. Tudo isso para trabalhar temáticas como decolonização, povos originários, ancestralidade, porque Oeiras tem um peso e uma história muito grande dentro do Estado do Piauí, quanto a cultura negra, tivemos nossos povos indígenas dizimados. Tudo isso, as crianças e as novas gerações precisam conhecer", destaca a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.

Noite Afro destaca legado do povo negro para a cultura oeirense

Maculelê, tambor de crioula, roda de samba, congos, capoeira, percussão e muito axé. As crianças e jovens das escolas municipais protagonizaram mais um espetáculo de artes e saberes, enaltecendo a diversidade de manifestações ancestrais da cultura afro-brasileira, na sexta-feira, 1º, na segunda noite de apresentações da Feira Literária de Oeiras.

Ao buscar as raízes históricas do Brasil, a FLOR olha também para a constituição social e cultural e o imenso legado do povo negro para o município de Oeiras, garantindo visibilidade e o reconhecimento às contribuições dessa população na arte e cultura oeirense.

Zé Raimundo destaca que, através da FLOR, a Prefeitura de Oeiras, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo, promove o protagonismo dos alunos e alunas da Educação Municipal, firmando a identidade artística e literária do município a partir da obra de autores renomados, agregando componentes da cultura oeirense e a participação cidadã.

“Parabéns a todos os organizadores, gestores, professores, alunos e alunas envolvidos e engajados neste grande encontro literário de partilha de conhecimentos e experiências, que é a FLOR – um marco do nosso legado de construção da educação pública de qualidade, que acredita no talento e potencial de cada estudante”, assinala o prefeito.

Exposição celebra 10 anos da FLOR

Os grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, homenageados na Feira Literária de Oeiras, ganharam um espaço especial nesta 10ª edição. A exposição FLOR - 10 Anos, com curadoria da arquiteta carioca, Claudia Pinheiro, está aberta ao público no Solar das Doze Janelas e celebra uma década deste encontro literário de partilha de saberes e experiências entre escritores, estudantes e professores.

Na abertura, a exposição recebeu a visita do prefeito José Raimundo, deputado estadual, Severo Eulálio, entusiasta e apoiador da gestão municipal na realização da FLOR 2023. “É um prazer enorme poder ajudar e contribuir para a execução dessa festa literária que nos deixou encantado”, pontua o deputado Severo Eulálio.

A exposição FLOR 10 anos segue aberta ao público até fevereiro de 2024.

Estudantes recebem medalhas olímpicas na FLOR

Talentos reconhecidos e premiados! A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reservou um espaço especial na FLOR para a entrega de medalhas e menções honrosas aos estudantes que obtiveram destaque nas olimpíadas de conhecimento, realizadas ao longo de todo o ano. São alunos e alunas das escolas públicas municipais que conquistaram os lugares mais altos em competições educacionais de nível estadual, nacional e até internacional.

Somente este ano, os estudantes da Educação Municipal conquistaram 1.939 premiações em olimpíadas que avaliam o desempenho nas mais diversas áreas do conhecimento – Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.

Inaugurado há um ano, Centro Olímpico Edilberto Dinkelborg desenvolve os talentos e potencialidades dos alunos e alunas da rede municipal de ensino contribuindo para ampliar o desempenho deles em olimpíadas educacionais de conhecimento

Escola e Família na FLOR

O fortalecimento do elo entre a escola e a família é um dos pilares da Educação Municipal de Oeiras. A FLOR foi também momento de estreitar esses laços, fundamentais para garantir o direito de aprender de todos os estudantes matriculados nas escolas municipais.

Durante a Feira Literária de Oeiras, a Semed promoveu uma série de rodas de conversa com as famílias dos alunos e alunas da rede municipal, envolvendo cerca de mil pais, mães, avós e responsáveis num diálogo franco e participativo para aperfeiçoamento das nossas políticas públicas educacionais.

Os encontros acontecem, periodicamente, dentro do calendário de atividades de todas as escolas municipais, urbanas e rurais, integrando e refletindo, sempre, sobre a importância da presença da família na orientação da vida escolar das crianças e adolescentes oeirenses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES