Ações culturais tornam cidade de Oeiras conhecida em todo o Brasil

Ações culturais tornam cidade de Oeiras conhecida em todo o Brasil

Eventos trazem mais qualidade de vida à população | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oeiras é de fato uma cidade encantadora, orgulho de seus moradores e motivo de admiração de seus visitantes.  Com um dos conjuntos urbanísticos mais antigos do Brasil, possui casarões do século XIX e Igrejas de influência jesuítica, a tornando ainda mais singular diante as demais cidades piauienses.

Localizada no sertão do Piauí, Oeiras foi a primeira capital do Estado por 92 anos. Mesmo após a sede administrativa ter migrado para Teresina, a vetusta cidade preserva em seu histórico diversas manifestações culturais, como os grupos de Bandolins, Congos e os rituais sacros da Semana Santa, só para citar alguns exemplos.

Diante dessa realidade, a gestão municipal vem trabalhando no sentido de manter vivas essas tradições, dando o devido apoio aos grupos culturais e contribuindo de maneiras efetiva na preservação do patrimônio artístico e cultural da cidade.

Através da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Oeiras tem dinamizado o cenário cultural do município. As ações dessa pasta têm levado a muitos lugares da cidade ações que tem democratizado o acesso às mais diversas linguagens artísticas. Exemplo disso é o “Coreto Itinerante”, que consiste em levar a Banda Santa Cecília aos bairros, como também a “Biblioteca Itinerante”, que por sua vez visita instituições no propósito de instigar a leitura.

Uma das mais notáveis ações da SECULT é o “Cine Livre” onde, aos fins de semana, são exibidos gratuitamente no Cine Teatro Oeiras filmes de sucesso mundial, e vem dando certo. O local fica lotado de crianças e jovens que assistem os longas-metragens, tornando-se agentes de transformação.

Para o Prefeito Lukano Sá, esse tipo de investimento oportuniza a melhoria da qualidade de vida da população por meio da valorização da cultura, sobretudo quando a cidade de Oeiras é referência neste segmento. “Ficamos muito envaidecidos por sermos uma cidade referência no que toca a questão cultural, algo que não se limita apenas ao Piauí, visto que as manifestações culturais de nós oeirenses é conhecida no Brasil inteiro, quiçá no mundo. Mesmo diante os muitos entraves que temos que enfrentar diuturnamente, não nos curvamos diante deles, estamos sempre trabalhando no sentido de atender à demanda de nosso povo, em especial aqueles que são agentes culturais, por acreditarmos que eles são multiplicadores dessas ações”, destacou Lukano Sá.

Mensalmente, a Secretaria Municipal de Cultura lança uma agenda cultural, no propósito de que a mesma possa chegar a todos os cidadãos para que assim possam se programar e vivenciar as ações que são oferecidas de maneira gratuita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES