Artesãos de Oeiras se organizam para produção de arte popular.

Artesãos de Oeiras se organizam para produção de arte popular.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sexta-feira (24), 37 artes?os e artes?s de v?rios setores produtivos se reuniram no espa?o arte para organizar a produ??o de croch?, bordado, arte popular em cer?mica, madeira, fuxico, macram?, tear e v?rias outras vertentes do artesanato local.

A reuni?o foi especialmente motivada pela Feira dos Munic?pios. Desta vez, as associa?es Levante Cultural M?os de Oeiras, Associa??o Cultural de Oeiras, e Viva Oeiras!/Espa?o arte enviaram mais de 300 pe?as para exposi??o e venda, devidamente, catalogadas e assinadas por 23 artes?os e artes?s da micro-regi?o de Oeiras. S?o 6 comunidades organizadas para produ??o consorciada, mais de 60 artes?s trabalhando juntas e preparadas para atender a qualquer demanda. Os produtos com design exclusivo, algumas pe?as assinadas por Zeenat Design levam a marca Viva OEIRAS! e j? est?o sendo promovidas diretamente com lojas de arte popular e artesanato especializadas em produtos brasileiros em alguns pa?ses da Europa (Espanha, Portugal, It?lia, Alemanha, ?ustria, Eslov?nia, Pol?nia, Cro?cia, Hungria ) al?m de lojas em S?o Paulo, Rio, Bras?lia, Recife e Macei?.

De acordo com a avalia??o dos artes?os, o resultado da Feira dos Munic?pios, apesar do belo espa?o montado pela Prefeitura |Municipal de Oeiras, deixou muito a desejar em compara??o com a participa??o de outros munic?pios exatamente devido ? aus?ncia dos artes?os nos stands. ? Embora os produtores n?o tenham podido visitar a feira, todos assistiram aos eventos pela televis?o. Onde outros munic?pios apresentaram, orgulhosos, seu pessoal, o stand de Oeiras tinha seus produtos ensacados ou pouco expostos, organizados em prateleiras, no fundo do stand, sem ningu?m para vender ou apresentar. Apenas a cer?mica utilit?ria do Oiteiro estava em primeiro plano. Como promo??o da cidade como Capital da F?, muitos cartazes promovendo as Secretarias Municipais de Cultura e A??o Social, deve ter sido bom o resultado, mas pra n?s , artes?os, que precisamos de promo??o e apoio, n?o foi bom o resultado. Esper?vamos que a nova administra??o da secretaria nos desse mais valor e apoio, mas est? em tempo. Precisamos de material de trabalho, capacita??o e treinamento em vendas e muitos outros assuntos necess?rios ao desenvolvimento do associativismo em nossa regi?o. Conseguimos o apoio da Funda??o Dom Edilberto e j? temos uma sede, local para produzir. O Senac e o Sebrae est?o preparados para nos ceder material de treinamento e os cursos em novas t?cnicas profissionalizantes. Com isso, nosso jovens h?o de encontrar mais o que fazer e sair das ruas, prostitui??o e drogas. N?o temos cadeiras nem mesas ou algumas m?quinas. Para trabalhar reunidas, cada uma, a partir de agora, arrastar? sua cadeirinha e, com certeza, juntos, encontraremos nosso lugar no mercado? explica Socorro de Fel?o, presidente da Levante Cultural M?os de Oeiras.

Certamente ? a participa??o social que faz a diferen?a no desenvolvimento de muitas cidades no interior do Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES