Atividades sociais para redução do sub-registro civil serão realizadas em Oeiras

Atividades sociais para redução do sub-registro civil serão realizadas em Oeiras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Nordeste é a região brasileira com maior número de crianças sem registro civil de nascimento, segundo dados preliminares do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são 200 mil crianças. Para contribuir com a redução deste índice, no Piauí, a Diretoria de Direitos Humanos planeja realizar 60 mutirões do Projeto Registrar, até o fim deste ano.

A meta é atender um número de 15.962 crianças piauienses que ainda não possui documento oficial. Neste mês de agosto, as cidades de oeiras e Picos devem abrir o calendário de atividades sociais para redução do sub-registro civil. Durante os mutirões, um caminhão coordenado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), presta serviço de cidadania às comunidades visitadas, com emissão gratuita de certidão de nascimento, carteira de trabalho e de identidade, levando, sobretudo, informações sobre os programas sociais desenvolvidos pelo Governo do Estado.

No entanto, outro trabalho de excelência vem sendo desenvolvido no Estado: cartórios e maternidades estão sendo interligados para efetivar a emissão da certidão de nascimento. Segundo a assessora técnica da Diretoria de Direitos Humanos, Lucilene Paiva, 37 maternidades do Piauí são atendidas pelo serviço prestado por cartórios de suas respectivas cidades. ?Esta é uma oportunidade para intensificar a redução do quadro nacional de sub-registro. O Brasil tem 600 mil crianças não reconhecidas legalmente, segundo o IBGE?, pontuou.

Fonte:Ccom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES