Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Câmara aprova implantação do programa ‘Avançar Cidades’ em Oeiras

Câmara aprova implantação do programa ‘Avançar Cidades’ em Oeiras
Câmara aprova implantação do programa ‘Avançar Cidades’ em Oeiras | Melício Carvalho
Compartilhe
Google Whatsapp

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou na sessão desta segunda-feira, 17, os dois projetos de lei que autorizam o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica para a implantação do Programa ‘Avançar Cidades’, do Ministério das Cidades. O Avançar Cidades contempla a pavimentação de cerca de 70 ruas, construção de ciclovias, pontes e passagens molhadas no município.

Os projetos dividiram opiniões entre os parlamentares. Na sessão, vários vereadores da situação e oposição se revezaram na tribuna para discorrer sobre eles. A oposição alegava que precisava de mais tempo para debater o texto e realizar audiências públicas. Já a situação defendia a urgência da aprovação do projeto para cumprir prazos determinados pela Caixa Econômica, e argumentando que o PL tem o propósito de impulsionar o desenvolvimento da cidade, através da realização de uma série de obras de infraestrutura em diversos bairros.

Antes de iniciar o sufrágio, um grupo de vereadores apresentou à mesa diretora um requerimento para que a votação acontecesse em caráter secreto, fato que foi contestado por alguns parlamentares. O impasse gerou tumulto na sessão, que contou com a presença de um grande público.

O presidente da Câmara, vereador José Alberto, alegou que o requerimento apresentado estava embasado no regimento interno da Casa e prosseguiu com a votação. Neste momento, os vereadores Beron Morais, Arimatéria Júnior, Gilmar Fontes e Pedro Freitas, membros da bancada de oposição, deixaram o plenário, em forma de protesto. Restou o vereador Hélio Adão, que se manteve presente.

Com quórum suficiente de parlamentares, a votação foi iniciada. Logo em seguida, os vereadores da oposição retornaram ao plenário. Os dois projetos foram aprovados: o N° 26 com 09 votos favoráveis, 02 contra, 01 abstenção e 01 ausência e o de N° 27 aprovado com 09 votos favoráveis e 04 contra. Os dois projetos têm o mesmo objetivo: autorizar o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica para a implantação do ‘Avançar Cidades’. O que varia entre os dois é o valor dos financiamentos a serem contratados.

“Foi uma votação democrática, onde todo o regimento da Câmara Municipal de Vereadores foi obedecido, a lei orgânica do município foi obedecida”, comenta o vereador Espedito Martins.

Para o vereador Nilson Miranda, a implantação do programa vai beneficiar a população dos bairros mais periféricos de Oeiras. “O programa favorece a geração de emprego e renda no nosso município e obras de mobilidade urbana, atendendo os bairros mais esquecidos. O prefeito teve a preocupação de contemplar os bairros periféricos da nossa cidade com obra de mobilidade e, assim, dando um avanço a toda a cidade. Não é uma obra do prefeito, é uma obra que vai beneficiar diretamente nosso povo”, destaca o parlamentar.

O vereador Hélio Adão, da bancada de oposição, diz que votou favorável ao projeto. “Votei com a minha consciência, ouvindo os eleitores que me apoiaram. Então, estou de consciência tranquila. Em momento algum escondi o meu posicionamento, que também é o do povo. Andei nas ruas e ouvi muitas lideranças”, comenta o vereador.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto