Câmara Municipal de Oeiras realiza primeira votação eletrônica

O projeto de modernização é uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Espedito Martins.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira, 28, a primeira sessão ordinária utilizando o novo sistema de votação por meio de painel eletrônico – um marco na história do Poder Legislativo em Oeiras. O projeto de modernização é uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Espedito Martins. Na ocasião, foram votadas e aprovadas, por unanimidade, duas indicações do vereador Beron Morais.

O novo painel de votação conta com um monitor de 60 polegadas, através do qual é possível acompanhar a presença dos vereadores, as matérias em discussão e os votos dos parlamentares. Agora, os vereadores têm sobre a bancada, o seu próprio terminal de votação – um tablet onde eles podem realizar as inscrições para o uso da tribuna e participar das votações dos projetos de lei e pautas do Poder Legislativo.

Todas as operações são acompanhadas pelos funcionários da Câmara com auxílio de uma empresa de tecnologia, que realiza o desenvolvimento e suporte do sistema.  “É uma nova ferramenta que visa gerir a sessão de forma integrada. A Câmara Municipal de Oeiras fez a aquisição de tablets para que cada vereador possa votar de forma eletrônica. É um novo modelo de sessão, com uma ferramenta de fácil operação, que está sendo implementada hoje”, explica Danilo Cardoso, representante da empresa Suporte Tecnologia, responsável pelo gerenciamento do painel.

A mudança trará mais transparência e celeridade aos trabalhos legislativos, uma vez que os dados são repassados em tempo real, tornando mais ágeis as atividades durante as sessões e garantindo a segurança e integridade das informações produzidas.

“Hoje tivemos a alegria de chegar para a sessão e encontrar sobre as nossas mesas um tablet e o painel eletrônico, onde das nossas bancadas mesmo poderemos fazer nossos votos nos projetos. Tudo isso é modernização é andar lado a lado com o mundo atual. Parabenizamos o presidente, vereador Espedito Martins, por estar sempre trazendo inovações para esta Casa. Isso beneficia nós, vereadores, e também toda a comunidade, que precisa estar atenta a tudo que acontece na Câmara de Vereadores”, comenta o vereador Nelson Júnior.

Investimentos na infraestrutura e modernização da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Oeiras tem realizado obras e investimentos voltados para garantir o acesso e inclusão social e digital da população às sessões plenárias. Em outubro de 2022, o Poder Legislativo inaugurou um elevador de acesso ao piso superior do prédio, piso tátil, rampas e reforma dos banheiros.

Além da instalação da acessibilidade vertical, foram realizados investimentos em uma série de melhorias na estrutura, como a revitalização do Gabinete e Secretaria da Presidência da Casa, aquisição de novos aparelhos de climatização, mobiliário para nova ambientação do plenário, organização do acervo documental da Câmara, aquisição de câmeras de segurança e vigilância eletrônica e equipamentos de mídia para transmissão das sessões pelas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES