Casarão abandonado ameaça cair no Centro Histórico de Oeiras

Casarão abandonado ameaça cair no Centro Histórico de Oeiras

Casarão abandonado ameaça cair no Centro Histórico de Oeiras | folhadeoeiras.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fato da cidade de Oeiras ser detentora de uma beleza arquitetônico colonial impar no Piauí, a fez chegar ao reconhecimento nacional e ganhaar o título de Patrimônio Histórico do Brasil. O máximo de zelo com um acervo secular deste deveria ser uma pratica comum aos oeirenses. Mais não é isso que acontece.

No último dia 26 de janeiro, o IPHAN o fez o tombamento do conjunto Histórico e Paisagístico da cidade de Oeiras que teve aprovação unânime do Conselho Consultivo Patrimônio Cultural do instituto.

Porém, há exemplos de casarões antigos que não resistiram ao tempo e ao mau zelo e caíram na cidade várias são as ruínas antigas que fazem parte desse ?museu? a céu aberto em ruas de Oeiras, como a: Cônego João, Coronel Luis Rego (rua do fogo), Nogueira Tapety, Cândido Holanda, Acelino Portela, Zacarias de Góes, Coronel Mundico Sá e outras.

O caso mais notório está nos cruzamentos das ruas Cônego João com a Getúlio Vargas no Centro Histórico da primeira capital. Os moradores informaram ao portal folhadeoeiras.com que a situação do antigo "Casarão dos Portela" que já está em parte caído, é critica e ameaça desabar por completo.

Para os moradores, as autoridades têm que tomar providências antes que aconteça uma tragédia. O povo reclama que ficam sem saber a quem recorrer, pois existe um jogo de empurra sobre a quem cabe a responsabilidade na restauração da casa antiga. Os moradores dizem não saber quem é o responsável entre a prefeitura, o ministério público, o IPHAN e o proprietário que diz não poder fazer nada.

O morador da Rua Cônego João, Julimar Calisto, falou ao folhadeoeiras.com que teme uma situação pior. ?Nós estamos correndo risco de vida. Pode acontecer o que aconteceu em Floriano dias atrás quando um muro caiu por cima de uma garota e a matou. Enquanto eles se preocupam em fazer tombamento de centro histórico, deveriam ter mais cuidado com os moradores que vivem nas proximidades deste casarão?, concluiu Julimar.

Fonte: Folhadeoeiras.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES