Chuvas cairão em todo o Piauí no final de semana

Chuvas cairão em todo o Piauí no final de semana

Chuvas cairão em todo o Piauí no final de semana | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fortes chuvas continuarão caindo em Teresina e em várias partes do Estado do Piauí. De acordo com a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ? SEMAR, a previsão é de pancada de chuvas e tempo nublado nesta sexta-feira e no final de semana, com temperaturas entre 32ºC e 35ºC e 19ºC e 22ºC.

Em Teresina, entre os dias 17 e 20 de outubro, choveu 172,8mm (Estação Meteorológica da SEMAR), valor superior à climatologia de todo o mês que é de 23,4mm. Segundo a meteorologista, Sônia Feitosa, a convergência de umidade na Região da Amazônia em direção ao norte da região Sul e Sudeste do país, passando pelo Pará, Mato Grosso e Tocantins, encontrou-se com sistemas frontais do Atlântico Sul que atingiram a Bahia. A junção desses sistemas formou um espesso canal de umidade que contribuiu para a ocorrência de chuvas no Estado do Piauí, principalmente na região Sul, no período de 17 a 21 de outubro de 2011.

Aliada a esse sistema, o intenso aquecimento da região, comum para essa época do ano, favoreceu forte convecção de calor e umidade formando instabilidades atmosféricas e consequentemente chuvas com totais significativos mesmo em setores onde não se esperava para esse período, como a Capital e o setor Norte do Estado.

?É importante destacar que os altos acumulados de chuvas verificados no Piauí também podem estar associados ao decréscimo das temperaturas médias das superfícies do mar. As temperaturas médias das águas superficiais na última semana estiveram entre 0,5ºC e 2,0ºC abaixo dos valores médios nas áreas centrais e leste do Pacífico Equatorial, portanto ligeiramente abaixo dos valores climatológicos?, enfatiza Sônia Feitosa.

Os dados da SEMAR mostram, ainda, que os sistemas atmosféricos que determinam as condições de clima do Piauí mostram-se coerentes com a climatologia, evidenciando assim, as chuvas de pré-estação chuvosa, no Sul do Estado. As chuvas nessa região do estado devem continuar, com tendência gradativa de aumento.

Já na região Norte, os sistemas que provocaram as intensas chuvas tendem a recuar, havendo, assim, uma trégua. No entanto, o forte aquecimento diurno favorecerá a ocorrência de instabilidades atmosféricas, podendo ocasionar chuvas isoladas no setor Central do Estado. Os ventos continuarão fracos/moderados e predominantemente de Leste. Segue abaixo a previsão do tempo.

Previsão de tempo para o dia 22/10/2011 (Sábado)

PIAUÍ

Nublado a parcialmente nublado com chuvas no centrossul e sul. Possibilidade de chuvas nas demais áreas.

Temperatura: max.: 35°C min.:19°C

Vento (direção: E-N; Intensidade: Fracos/moderados)

TERESINA

Nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas.

Temperatura: max.: 32°C min.: 21°C

Vento (direção: E; Intensidade: Fracos

NORTE

Nublado a parcialmente nublado.

Temperatura: max.: 32°C min.: 22°C

Vento (direção: N; Intensidade: fracos/moderados)

CENTRO

Parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas e possíveis trovoadas.

Temperatura: max.: 35°C min.: 21°C

Vento (direção: E; Intensidade: fracos/moderados).

SUL

Parcialmente nublado chuvas e trovoadas

Temperatura: max.: 34°C min.:19º C

Vento (direção: E-S; Intensidade: fracos/moderados)

Tendência do tempo para o dia 23/10/2011(Domingo)

PIAUÍ ? Nublado a parcialmente nublado.

Temperatura: max.: 37°C min.:19°C

Vento (direção: E-S; Intensidade: Fracos/moderados)

Fonte: Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES